Notícias Notícias Igreja no Brasil (CNBB)

“A espiritualidade do Sínodo, baseada na tenda, é a espiritualidade do abraço e da itinerância na missão”, afirma presidente da CRB

Irmã Eliane Cordeiro, presidente da CRB. | Fotos: irmã Neuza Santos – Ascom CRB

A etapa continental do Sínodo dos Bispos 2021-2024 está sendo animada pela exortação bíblica extraída do livro Isaías, 54,2: “Alarga o espaço da tua tenda”. Para a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Eliane Cordeiro, a imagem da tenda é sinal de abraço. “Quando a gente alarga, como nos pede o profeta Isaías, a gente alarga para abraçar para que todos caibam nesta tenda”, afirmou a religiosa.

Alargar a tenda para religiosa, como uma metáfora que se aplica à Igreja, é buscar uma experiência eclesial que acolha a todos: mulheres, padres casados, população LGBTQIA+, população em situação de rua, povos originários. “O mais contrário ao projeto de Jesus é o fechamento em uma Igreja hierárquica e clerical. Quando a gente fala alargar a tenda estamos dizendo que na Igreja de Jesus é necessário ter espaço para todos”, reforçou.

Itinerância e missão

A tenda também, segundo a religiosa, simboliza também a itinerância da Igreja. “Nós não estamos fixos, estamos dispostos e disponíveis e despojados para desarmar a tenda e armá-la em outro lugar onde há os clamores dos mais vulneráveis e de nossos irmãos em tantas situações de sofrimento”, disse.

A espiritualidade da tenda, reforça irmã Eliane, é a espiritualidade do abraço e da itinerância onde cabem todos e todas. Para a presidente da CRB, a Igreja como lugar que ao mesmo tempo abraça e caminha aponta para um momento muito bonito que está sendo vivido com o Sínodo sobre a Sinodalidade.

Sobre a espiritualidade sinodal, a religiosa, disse que trata-se de uma nova forma de viver o projeto de Jesus, que é sua Igreja aberta a todos, participativa e que escuta. Ela recorda que no primeiro dia da Assembleia Regional do Cone Sul foram foram tratadas duas dimensões da Igreja ‘como povo de Deus’ e a ‘pneumatológica’.

“O Espirito Santo, a Divina Ruah, é o que move, ilumina e nos encoraja para avançar. São Paulo recorda na Carta aos Romanos 5, 5, que o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Por isso, acreditamos que o Espírito Santo conduz a sua Igreja para ser mais evangélica, mais autêntica, comprometida e mais parecida com a Igreja de Jesus. O Espírito é a alma da Igreja e o que nos move a caminhar, avançar, a nos converter para sermos mais irmãos e filhos desse Deus que é Pai e Mãe”, apontou.

______________________________________________
*Texto por: CNBB 
*Foto: Irmã Neuza Santos – Ascom CRB
**Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2023› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...