Neste domingo, 30 de abril, com o 4º Domingo da Páscoa, celebramos o Domingo do Bom Pastor – em decorrência dos textos litúrgicos que fazem referência a Cristo como Bom e Belo Pastor –, e o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Instituído por São Paulo VI em 1964, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II, o mesmo pretende ser um grande auxílio para que os membros do Povo de Deus respondamos, pessoalmente e comunitariamente, ao chamado e à missão que o Senhor confia a cada um no mundo de hoje, com as suas feridas e as suas esperanças, os seus desafios e as suas conquistas (cf. Mensagem do Papa Francisco para o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações).
Para a Mensagem deste ano, dirigida em especial aos jovens, o Romano Pontífice se inspirou no 3º Ano Vocacional do Brasil, que conta com a mesma temática: Vocação: graça e missão. A mensagem traz claramente o desejo do Papa de promover a sinodalidade como modo de ser da Igreja, e, ao mesmo tempo, assegura a feliz intuição dos Bispos do Brasil de despertar-nos para a consciência de que o chamado é para todos. Para este tempo, cada pessoa precisa acolher o chamado de Cristo como uma graça e colocar-se em missão, a serviço de todos. Tal caminho do discernimento vocacional não podemos fazer sozinhos, mas em comunhão, sob a guia dos pastores.
Dividida em três partes, a Mensagem proposta para o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações destaca inicialmente que o sonho de Deus foi “vivermos com Ele em comunhão de amor” (cf. Mensagem do Papa Francisco para o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações). Ao longo da própria vida, esse chamado ao Amor pela ação do Santo Espírito enche-nos de admiração e arde o nosso coração a tal ponto que à esta iniciativa divina, damos a nossa resposta. “Deus chama amando, e nós, agradecidos, respondemos amando” (cf. Mensagem do Papa Francisco para o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações).
Aqueles que acolhem o chamado não conseguem deter tal experiência para si. Daí o Santo Padre ressalta a dimensão missionária, ou seja, que não há vocação sem missão. “A chamada divina ao amor é uma experiência que não se pode calar” (cf. Mensagem do Papa Francisco para o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações). A experiência profunda do encontro com Jesus, ilustrada pelo Papa pela cena dos Discípulos de Emaús (cf. Lc 24,32), revela-nos a necessidade de acolhermos o chamado, de permitir que o coração arda e colocar-nos a caminho para que outros também façam essa preciosa experiência do encontro com o Ressuscitado. E não sozinhos! A vocação específica só terá sentido se ela se relaciona com as demais. “Neste sentido, a Igreja é uma sinfonia vocacional, com todas as vocações unidas e distintas em harmonia e juntas ‘em saída’ para irradiar no mundo a vida nova do Reino de Deus” (cf. Mensagem do Papa Francisco para o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações). Ademais, Graça e Missão são duas palavras que o Papa Francisco deteve em sua Mensagem, como que duas faces de uma mesma moeda chamada vocação.
Francisco propõe-nos, ainda, a oração e a animação vocacional para reforçar a sensibilidade vocacional nas várias instâncias. Rezar pelas vocações é um imperativo dos cristãos, por isso, indica para este caminho a oração composta por São Paulo VI para o 1º Dia Mundial das Vocações (11 de abril de 1964): “Ó Jesus, divino Pastor das almas, que chamastes os Apóstolos para fazer deles pescadores de homens, continuai a atrair para Vós almas ardentes e generosas de jovens, a fim de fazer deles vossos seguidores e vossos ministros; tornai-os participantes da vossa sede de redenção universal, (…) abri-lhes os horizontes do mundo inteiro, (…) para que, respondendo à vossa chamada, prolonguem aqui na terra a vossa missão, edifiquem o vosso Corpo místico, que é a Igreja, e sejam ‘sal da terra’, ‘luz do mundo’ (Mt 5,13)”.
Não deixemos de rezar pelas vocações em suas múltiplas formas. Que Maria, Mãe da Igreja e Rainha das Vocações, ajude-nos a dizer “sim” ao Amor e nos impulsione a levantarmos apressadamente para colocar-nos sempre em saída missionária!
Equipe Arquidiocese em Missão
Arquidiocese de Montes Claros