Artigos

A roda do equilíbrio da vida

“Jamais perca seu equilíbrio”.
“Por mais forte que seja o vento da tempestade, busque no seu interior o abrigo.”

A vida é um convite à plenitude e a plenitude se encontra no equilíbrio. Existem na vida diversas áreas que juntas formam nossa integridade e nos ajudam a trilhar o caminho mais feliz, saudável e maduro. Essa é a Roda da Vida, que podemos assim dividir: pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida. Em cada uma dessas áreas existe os diversos aspectos que deveriam compor nossos objetivos e sonhos. Porém nem sempre se está satisfeito com alguns aspectos, ou não se está vivendo adequadamente alguma área, e isto pode afetar todo o equilíbrio da vida. Uma pessoa pode estar bem profissionalmente, no entanto está deixando de viver bem sua relação com sua família e seu relacionamento amoroso. Obviamente isso vai trazer problemas no casamento e um desequilíbrio pessoal. Pode-se também esquecer a saúde ou a vivência da espiritualidade, ocasionando dificuldades com uma vida saudável e uma relação mais íntegra com Deus. Percebe-se que muitos “supervalorizam” determinados aspectos de sua vida em detrimento de outro, sendo que a roda da vida passa a ficar desequilibrada, levando a pessoa a se sentir insatisfeita. E você, como está sua roda da vida?

Mas como podemos fazer para desenvolver o equilíbrio da nossa vida? Primeiro é necessário acolher sua atuação situação: como eu estou? O que tenho privilegiado, ou que área ou situação tenho negligenciado? Essa tomada de consciência, bem como o desejo de ser melhor, mais leve com você mesmo, deve levá-lo a uma decisão de rever o que tem feito, e se abrir para uma mudança de atitude;

Outro questionamento importante é: o que quero para mim? O que me faz bem, e que dá sentido à minha vida? E o que é possível fazer disso que eu quero, que eu desejo? Caso contrário, corremos o risco de nos frustrar com nossas expectativas, mas, antes, devemos adequá-las à realidade daquilo que é possível.

Lembrando que, sempre há possibilidade de escolha, somos livres e dotados de um potencial incrível que talvez não tenhamos ainda experimentado. Então não estamos fadados a viver como se não tivéssemos escolha. E você, qual sua decisão diante da sua Roda da Vida?

Para te auxiliar, neste artigo trazemos a figura da Roda da Vida onde é possível você fazer seu raio-X pessoal a partir do seu grau de satisfação com cada área de sua vida. Na figura da Roda do equilíbrio da vida abaixo você irá marcar de 1 a 10 em cada área de sua vida o seu nível de satisfação. Pode marcar com um lápis ou caneta a partir do número que escolher. Por exemplo: se marcar o número 6 na área da espiritualidade (significa que está 60% satisfeito) está marcando seu grau de satisfação com esta área. Neste caso marque o número 6 e vem pintando a roda até o início no marco 0. Assim, você fará com cada área da vida, e ao final, terá um gráfico de como está sua roda da vida. Nela você perceberá seus pontos fortes (áreas com maior nota) e seus pontos vulneráveis neste momento de sua vida (áreas com menor nota). Analise seu gráfico e descubra em que áreas precisa focar neste momento. Um exemplo é quando a pessoa pode estar insatisfeita com sua vida financeira e ao focar este ponto e corrigir isto pode influenciar positivamente todas as áreas de sua vida. A partir da análise da roda do equilíbrio, coloque metas para cada área e faça um conjunto de ações, para que daqui há 90 dias sua roda esteja mais equilibrada e plena. É sua decisão e escolha de hoje que construirá seu equilíbrio de amanhã.

RODA DO EQUILÍBRIO DA VIDA
QUAL O SEU NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM CADA ÁREA DE SUA VIDA?

 

Artigo de autoria de Gregório Ventura e Eliane Ventura

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

 
 « ‹fev 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...