No último sábado, 04 de março, a Arquidiocese de Montes Claros realizou a Abertura do Ano Pastoral 2023 na Paróquia São Judas Tadeu, localizada no bairro São Judas, em Montes Claros. O evento, que acontece desde 2019, e agora, em 2023, tendo em vista o 3º Ano Vocacional do Brasil, teve como objetivo estimular a reflexão sobre a vocação como graça e missão, e a partir daí, refletir e nortear a ação pastoral de nossa Arquidiocese durante esse ano.
Toda a acolhida e estrutura do evento foram realizadas pela Paróquia São Judas Tadeu, sob a liderança do pároco padre Antônio Brígido de Lima. A equipe da paróquia se dedicou para que tudo ocorresse de forma organizada e acolhedora, garantindo que os presentes pudessem desfrutar plenamente desse momento de reflexão e partilha.
A iniciativa da Paróquia em receber a Abertura do Ano Pastoral 2023 é um exemplo de como a Igreja pode trabalhar em conjunto, buscando fortalecer a comunidade e a fé dos fiéis. A atuação do padre Brígido e sua equipe na organização do evento demonstra o comprometimento e a dedicação da Paróquia São Judas Tadeu em servir à Arquidiocese de Montes Claros.
Clique aqui e baixe o folheto dos momentos celebrativos da Abertura do Ano Pastoral.
A Abertura do Ano Pastoral 2023 se iniciou com Hora Santa pelas Vocações conduzida por dom José Carlos, arcebispo de Montes Claros.
Durante a homilia, dom José Carlos refletiu sobre o Evangelho segundo Mateus 9, 35-38, onde Jesus viu as multidões e teve compaixão delas, pois estavam cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. O arcebispo destacou a importância de se ter compaixão pelos outros, seguindo o exemplo de Jesus, e ser um verdadeiro discípulo missionário, anunciando o evangelho e cuidando da vida das pessoas.
Em sua reflexão, dom José Carlos levantou três perguntas fundamentais: “Quem somos?”, “Para fazer o quê?” e “Fazer como?”. Ao responder à primeira pergunta, ele destacou que nós somos os poucos operários da Igreja e que não devemos desanimar ou desistir de nossa missão. Ao responder à segunda pergunta, o arcebispo enfatizou que nossa missão é anunciar Jesus (querigma) e cuidar da vida (curar, expulsar, zelar). E ao responder à terceira pergunta, ele nos convidou a agir com a compaixão de Jesus e como seus discípulos missionários.
Essas reflexões foram muito importantes para estimular os fiéis presentes na Abertura do Ano Pastoral 2023 a se dedicarem ainda mais à sua vocação, entendendo que é uma missão de Deus e que devem agir com a compaixão de Cristo e como verdadeiros discípulos missionários.
Com a assessoria de Dom José Aristeu Vieira, Bispo da Diocese de Luz e Referencial da Pastoral Vocacional do Regional Leste II, a Abertura do Ano Pastoral refletiu o tema do Ano Vocacional do Brasil que é “Vocação: Graça e Missão”, e o lema, “Corações ardentes, pés a caminho” (Cf. Lc 24,32-33). Além disso, o padre Marcos Tiago da Silva, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora da Luz- BH, também colaborou na reflexão sobre o tema.
Durante a sua fala, Dom José Aristeu Vieira destacou a importância da reflexão sobre a vocação e da busca por entender a missão que cada um tem em sua vida. Ele ressaltou que a vocação é um dom de Deus e que cabe a cada um de nós descobrir e seguir o caminho que Ele nos chama.
Além disso, o Bispo também abordou a questão da atenção que se deve ter à infância, à juventude e à família. Segundo ele, a Igreja deve estar atenta a esse público e oferecer-lhes o suporte necessário para que possam fazer suas escolhas de forma consciente e responsável.
Além das reflexões dos assessores sobre o tema “VOCAÇÃO: Graça e Missão”, e do lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Cf. Lc 24,32-33), o diácono João Rafael, assessor do SAV Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Montes Claros, apresentou as propostas para a vivência do Ano Vocacional na Arquidiocese.
Durante sua apresentação, o diácono destacou a Jornada Vocacional, que contará com quatro etapas: O Despertar Vocacional em cada comunidade; a Etapa Paroquial, que ocorrerá no dia 27 de maio; a Etapa Forânea, que acontecerá no dia 05 de agosto; e a 4ª Etapa Arquidiocesana.
Além disso, João Rafael informou que durante o ano serão implantadas as Equipes Vocacionais Paroquiais, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a vocação como graça e missão. Ele também apresentou as datas dos Encontros Vocacionais que serão realizados ao longo do ano.
Clique aqui e baixe a Programação para o Ano Vocacional na Arquidiocese. Obs.: As datas estão sujeitas a possíveis mudanças.
Ao final, o arcebispo de Montes Claros, dom José Carlos de Souza Campos, reforçou a importância do tema do Ano Vocacional e apresentou 10 fidelidades que considera importante para o seu pastoreio na Arquidiocese de Montes Claros. São elas: fidelidade a este tempo, fidelidade a nossa história, nosso chão, nosso povo, fidelidade pastoral, fidelidade temática, fidelidade eclesial, fidelidade estrutural, fidelidade institucional, fidelidade na cooperação financeira, fidelidade ao ministério assumido e fidelidade ao Pastor diocesano. Como disse dom José Carlos, “TODA A PASTORAL É VOCACIONAL, TODA A FORMAÇÃO É VOCACIONAL, TODA A ESPIRITUALIDADE É VOCACIONAL (ChV 254)”. Juntos, vamos viver este ano pastoral com corações ardentes e pés a caminho!
Clique aqui e baixe as 10 fidelidades propostas por dom José Carlos para a Arquidiocese.
A Abertura do Ano Pastoral 2023 foi organizada pelo coordenador de Pastoral, padre Pedro Henrique Cruz, e contou com a participação de fiéis das diversas paróquias da Arquidiocese de Montes Claros, que puderam refletir sobre o tema proposto e compartilhar suas experiências de fé. O evento também marcou o início de um novo ciclo de atividades pastorais na região. A Arquidiocese de Montes Claros segue com sua missão de evangelizar e levar a mensagem de Cristo aos fiéis da região.
Confira a transmissão da Abertura do Ano Pastoral 2023:
______________________________________________ *Transmissão: Pascom Paróquia São Judas Tadeu, Montes Claros-MG *Fotos: Laura Tupinambá *Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]