Notícias

Animação Bíblica da Pastoral marcará celebração do jubileu de ouro do Mês da Bíblia na Arquimoc

O Secretariado de Formação dos Leigos da Arquidiocese de Montes Claros divulgou, nessa quinta-feira, 22 de julho, a programação da Animação Bíblica da Pastoral. A proposta acontecerá principalmente os meses de agosto e setembro e marca a celebração do jubilei de ouro do Mês da Bíblia na Arquidiocese.

Padre Pedro Henrique Cruz, coordenador do Secretariado de Formação dos Leigos, explica que as propostas inseridas na programação da Animação Bíblica é a de ser formativa e, ao mesmo tempo celebrativa, pelo fato da Igreja no Brasil estar comemorando os 50 anos do Mês da Bíblia em 2021. Esse tempo é um marco muito importante na história da Igreja no Brasil, onde os círculos bíblicos se espalharam em todas as comunidades do país. “Esta fecunda experiência, inspirada na Constituição Dogmática Dei Verbum, teve início na Arquidiocese de Belo Horizonte”, “espalhando-se logo pelo regional e por todo Brasil. Ciente das dificuldades encontradas por grande número de fiéis em aprofundar no texto Bíblico, a CNBB escolheu o mês de setembro para ser este tempo forte de reflexão dos textos bíblicos” afirma o padre.

Vale lembrar que, para esse jubileu do “Mês da Bíblia”, em 2021, o tema escolhido é a Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema é “todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d), extraído do “hino batismal”, descrito em Gl 3,26-28, quando Paulo afirma que todos são filhos e filhas de Deus.  O tema e o lema estão em sintonia com o evangelho do Domingo da Palavra de Deus, que é extraído de Mc 1,14-20, quando Jesus inicia a sua missão, após a prisão de João Batista.

Programação Animação Bíblica da Pastoral

Padre Pedro salienta que, “o Secretariado de Formação para Leigos, neste Ano da IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral (IV AAP), apresenta uma programação no intuito de dinamizarmos, de forma criativa, o “Mês da Bíblia” em nossas paróquias e comunidades”.

1. Estudo Carta de São Paulo aos Gálatas:
Cada paróquia deverá inscrever gratuitamente três participantes que possam, posteriormente, fomentar o estudo e reflexão da Carta no âmbito paroquial.

  • Paróquias da cidade de Montes Claros: dias 3, 10, 17 e 24 de agosto (terças-feiras) com encontros presenciais, na Paróquia Santa Rita de Cássia, das 19:30 às 21:00.
  • Paróquias do interior: dias 4, 11, 18 e 25 de agosto (quartas-feiras), com encontros virtualmente plataforma virtual Zoom), das 19:30 às 21:00.

Inscrições: Secretaria da Paróquia Santa Rita de Cássia
Telefone/WhatsApp: (38) 99129-0649
Prazo: até o dia 02 de agosto.
Materiais que serão usados: no ato da inscrição deverá ser adquirido o texto-base e a cartilha dos encontros bíblicos para o Mês da Bíblia 2021 (Produzido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB).

2.Lives temáticas:
Serão transmitidas pelas redes sociais da Arquidiocese de Montes Claros.

  • Dia 31 de agosto (terça-feira), às 20:00 h.
    Tema: “Nova primavera dos Círculos Bíblicos”
    Convidada especial: Mariana Venâncio (Doutoranda em Estudos literários pela UFJF)
  • Dia 01 de setembro (quarta-feira), às 20:00 h.
    Tema: “Visão geral da Carta aos Gálatas”
    Convidado especial: Frei Isidoro Mazzarolo (PhD em exegese bíblica pela École Biblique et Archéologique de Jerusalém)
  • Dia 09 de setembro (quinta-feira), às 20:00 h.
    Tema: “Todos vós sois um só em Cristo Jesus (Gl 3,28b): a unidade como chave de leitura”
    Convidada especial: Irmã Aíla Pinheiro (Doutora em teologia pela FAJE)

3.Outras sugestões para vivenciar que podem favorecer e iluminar, nestas circunstâncias de pandemia, o encontro com a Palavra:

  • “Cantinho da oração”: Cada pessoa é chamada a organizar em sua casa o seu “cantinho da oração”, uma
    cômoda ou um espaço na prateleira em que coloque seus objetos sagrados, de modo que, ao se aproximar deste lugar, seu coração entenda que é hora de rezar com a Palavra (Leitura orante).
  • Encontro bíblicos com a “Cartilha do Mês da Bíblia 2021”: Cada família, grupo, movimento ou pastoral deve procurar, junto à secretaria de sua Paróquia, a cartilha, devendo realizar, dentro das possibilidades (presencial ou virtual), os cinco encontros propostos.
  • Dia 30 de setembro, Dia da Bíblia/Memória de São Jerônimo: pode se fazer uma celebração, bem preparada, com a participação daqueles que realizaram os Encontros Bíblicos.
  • Estudo Carta de São Paulo aos Gálatas nas paróquias: Aprofundar com os paroquianos o
    estudo da Carta, talvez os próprios enviados para a formação do mês de agosto repassem a formação recebida. No entanto, tais palestras não devem substituir os Encontros dos Círculos Bíblicos, sob o risco de esvaziarmos essa oportunidade de criarmos novos vínculos e sentimento de pertença.

_______________________________________________
***Fabíola Lauton – Comunicação – Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...