Primeiro Domingo do Advento, manhã de domingo, 29 de novembro, o Arcebispo Metropolitano de Montes Claros abre oficialmente o Jubileu de 900 anos da Ordem Premonstratense no Priorado Nossa Senhora Aparecida e São Norberto.
No início da homilia, dom João, destacou a importância e o grande significado desta celebração “Por primeiro, a família premonstratense que se alegra, especialmente, na abertura do ano jubilar dos 900 anos de criação da Ordem. Também eu, em meu nome e em nome de toda a Arquidiocese de Montes Claros, me alegro e me congratulo com esta comunidade premonstratense que tem fortes vínculos de pertença a esta Igreja Local, uma vez que os premonstratenses aqui chegaram em 1903, antes mesmo da criação da diocese, o que ocorreu em 1910. Também se alegram os irmãos e irmãs aqui presentes que na amizade e na comunhão se unem aos Cônegos para louvar e agradecer a Deus a existência dessa Ordem religiosa”.
Refletindo sobre o tempo litúrgico que inicia e remetendo à vida e história de São Norberto, o arcebispo, aponta três breves alusões:
“Primeiro, a conversão. Fato que muda sua vida a partir de um acidente e lhe dá a força e coragem para buscar viver a santidade ensinada por Jesus Cristo. A queda foi para ele o início de uma vida santa. Sim, o Senhor que nunca nos abandona e nos acompanha até mesmo em nossos tropeços e quedas, está ali ao nosso lado nesses momentos. E a atenção de São Norberto fez-lhe perceber que era aquela a ocasião de escolher a estrada da vida em Cristo, por fidelidade à sua vocação, para multiplicar os talentos recebidos, para servir somente a Cristo e ao seu Evangelho. Seu ministério sacerdotal iniciou-se com essas atenções.
Segundo, seu zelo de pastor. São Norberto escolhe ser um pregador do Evangelho. Como João Batista, radicalmente despojado de seus bens, lembremo-nos de que ele era filho da nobreza, nascido na Renânia, São Norberto dedica-se a ir a todos os cantos para pregar o evangelho e celebrar a eucaristia. Ele expressava a grande tradição eclesial que nunca se esqueceu dessas duas preciosas fontes de graça que são tão unidas e emanam de um só e mesmo Senhor: a palavra e a eucaristia. Não é possível pregar o evangelho sem vivê-lo. Quem prega e não vive, engana a si mesmo, descuida da fidelidade, enfraquece-se. Outros poderão se beneficiar da pregação, mas nesse caso o próprio pregador morre ao pé da fonte, pois não buscou a coerência de seu agir em sintonia com o evangelho que ensinava.
Terceiro, a criatividade apostólica e eclesial. São Norberto, inspirando-se na regra de Santo Agostinho, criou na noite de Natal de 1121 a Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses. Sabia ele, certamente, que sua vida tinha a força da exemplaridade para atrair outros à mesma forma de seguimento de Jesus Cristo. E isso se revelou uma segunda vez quando após os funerais do bispo de Magdeburgo, o povo o aclamou como novo bispo. Seu ministério episcopal foi marcado sobretudo pelo zelo de pregador que ensinava a verdade e combatia os erros e como apóstolo da eucaristia”.
Ao final de sua homilia, dom João, exortou “Meus irmãos premonstratenses, permitam-me dirigir uma palavra aos senhores com indicações, sem nenhuma pretensão de querer ensinar-lhes novidades. Apenas desejo exortá-los, pessoal e comunitariamente, a não perderem a oportunidade que todo jubileu oferece. Esse tempo deve ser um tempo de festejos, sim. Mas, originalmente e segundo a tradição do povo de Deus, o jubileu é tempo de repouso, de descanso para retomar as motivações primeiras. Tempo de libertar-se das amarras e de perdoar. Tempo de recomeçar”. E acrescentou ” Cada um dos senhores saberá, com certeza, viver a celebração desses 900 anos no mais genuíno espírito norbertino, isto é, relendo a vida, a obra e a regra desse santo a quem vocês decidiram abraçar como verdadeiro modelo do discípulo de Jesus Cristo. Todo jubileu é um tempo de Kairós, como tempo de salvação. Como ensinou o Senhor, no evangelho de hoje, “Cuidado. Ficai atentos… Vigiai!””
Confira as fotos da Celebração de abertura do Jubileu de 900 anos da Ordem Premonstratenses.
Adicionar Comentário