Notícias

Arcebispo deu posse ao primeiro, dos doze padres, que iniciarão ministério pastoral nas paróquias este ano

Padre Junio tomou posse como administrador paroquial de São João Batista em Guaraciama.  No dia 25 de janeiro, dia da festa da Conversão de São Paulo, um dos santos mais importantes do Cristianismo, que dedicou todas as suas forças para que o Evangelho fosse anunciado a todos os povos, o arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros Silva, deu posse ao padre Junio Pereira como administrador paroquial da Paróquia São João Batista em Guaracimana-MG.

A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo e concelebrada pelos padres:  Gledson de Miranda Assis (que fez a leitura da provisão de posse), Zilmo Jota  (Ecônomo da Arquidiocese) e George Amarante. Esteve presente também, sentado com a assembleia, padre José Honório, um dos Juízes do Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano. Serviu o presbitério os diáconos: Waldelir Soares e Geovane Andrade.

Durante a homilia, dom Justino associou a festa da conversão de São Paulo ao acolhimento do novo administrador paroquial. E disse: “Padre Junio o senhor vem como um apóstolo servidor para servir esse povo. Poderá fazer uma experiência bonita. Está numa etapa de vida presbiteral muito rica. Gostaria muito, de ainda este ano, elevarmos a quase paróquia de São João Batista em condição de Paróquia, mas para isso, temos que trabalhar muito”, ao final, o povo aplaudiu o pastor em forma de agradecimento.  Dom Justino entregou ao padre uma cópia das diretrizes pastorais da arquidiocese e pediu que fosse seguido com afinco e compromisso por toda a comunidade.

Ao citar o desejo do seminarista Antônio Ivanix, filho de Guaraciama, em poder ordenar padre, apontou a possibilidade de até o final do ano isso se concretizar, tendo em vista, a oportunidade de já vir escrito no convite, Paróquia ao invés de quase paróquia. Mas alertou o arcebispo: “Isso se ele der conta do recado. Pois iniciará no dia 02 de fevereiro, trabalho pastoral na Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré no bairro Independência em Montes Claros.

No momento de ação de graças, uma mensagem de acolhida ao padre que chegava e aos seminaristas que são filhos do lugar, citou a ex-professora de Ivanix e George que também estava na celebração. “Será um orgulho muito grande para nossa comunidade, sobretudo nossa “Paróquia, aqui já afirmo que logo ser tornará (assembleia sorriu), termos em nosso meio dois filhos que se tornarão padres em breve. Depois de acolher o novo padre, a senhora entregou ao sacerdote um presente dando-lhe as boas-vindas.

“As palavras não dão conta de representar neste momento o sentimento que trago”. O novo administrador paroquial da Paróquia São João Batista iniciou sua fala agradecendo. Primeiramente a Deus, pela infinita misericórdia em sua vida, as oportunidades e os chamados que recebeu para viver a graça do Pai. Depois agradeceu à comunidade do Cintra, que ali estava representada por um grupo de paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Consolação que foram para a cerimônia. Lembrou do padre Joaquim pela acolhida e apoio quando mais precisou, depois se dirigiu ao diácono Geovane e o agradeceu pela partilha, tão logo se virou para o seminarista Rafael, e também repetiu o mesmo ato. E ao povo de Guaraciama destacou: “Cativar é se aproximar devagar. Tenho feito essa experiência por onde passei e tem dado certo. Acredito que aqui também consigamos, juntos realizar um trabalho pastoral para cumprir a missão do Reino de Deus”.

Ao final da celebração foi abraçado por toda a comunidade e em seguida, um lanche oferecido a todos que participaram da celebração religiosa.

Tome nota para as próximas celebrações de início de ministério pastoral que serão presididas pelo arcebispo metropolitano:

  1. Pe. Pedro Henrique da Cruz: dia 2 de fevereiro de 2019, às 19h, na Igreja Matriz de Santa Rita em Montes Claros.
  2. Pe. Wesley Santos Souza e Pe. Allan Sávio da Silva Veloso: dia 3 de fevereiro de 2019, às 10h, na Igreja Matriz Senhor do Bonfim em Bocaiuva.
  3. Pe. Ildomar Pereira da Fonseca: dia 14 de fevereiro de 2019, às 18h, na Capela da Santa Casa em Montes Claros.
  4. Pe. Wellington Antônio Pereira Júnior: dia 15 de fevereiro de 2019, às 19h30, na Paróquia Santos Reis em Engenheiro Navarro.
  5. Pe. Alexandre Alves Oliveira: dia 16 de fevereiro de 2019, às 18h, na Paróquia Senhor Bom Jesus em Santa Cruz de Salinas.
  6. Pe. Ari Piedade da Silva: dia 17 de fevereiro de 2019, às 10h, na Paróquia Bom Jesus em Rubelita.
  7. Frei João Bernardo: dia 17 de fevereiro de 2019, às 16h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Cristália.
  8. Pe. Geraldo Magela Rodrigues Ruas: dia 21 de fevereiro de 2019, às 19h30, na Paróquia Sant’Ana em Olhos d’Água.
  9. Pe. Anderson Aguiar Alves: dia 22 de fevereiro de 2019, às 19h30, na Paróquia de São Sebastião de Capitão Enéas.
  10. Pe. Fernando Rodrigues Silva: dia 24 de fevereiro de 2019, às 9h30, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Brasília de Minas.
  11. Pe. Fernando Rodrigues Silva: dia 24 de fevereiro de 2019, às 17h, na Quase- Paróquia São Sebastião de Campo Azul.
  12. Abertura da Comunidade do Propedêutico São Pio X em Bocaiúva: dia 7 de março de 2019, às 19h com Missa na Igreja do Senhor do Bonfim em Bocaiuva.

***Todas as fotos podem ser conferidas na fanpage (Facebook) da Arquidiocese de Montes Claros)

__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38) 99905-1346 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...