Notícias

Arcebispo Metropolitano vai presidir Missa dos Advogados em Montes Claros

Aos onze dias do mês de agosto é comemorado no Brasil, o Dia do Advogado. A memória se dá pela criação das duas primeiras faculdades de Direito do país no ano de 1827  pelo imperador Pedro I em Olinda e São Paulo. Para celebrar esta data a 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Montes Claros organizou pelo segundo ano consecutivo, uma celebração Eucarística presidida por Dom José Alberto Moura, arcebispo metropolitano na Catedral Nossa Senhora Aparecida, centro da cidade, na manhã de sábado, 11 de agosto, às 8h30 da manhã.

Logo após a Santa Missa, os advogados sairão em caminhada, junto com os agentes da Pastoral Familiar da Arquidiocese que neste dia estarão abrindo oficialmente a Semana Nacional da Família, até a Praça Dr. Carlos Versiani, no centro da cidade. Lá participarão do 2º OAB na Praça, como gesto concreto, farão prestação de consultoria jurídica gratuita para o cidadão. O objetivo é orientar a população sobre o acesso à Justiça, direitos e deveres, nas mais diversas áreas, especialmente previdenciária, trabalhista, família, sucessões, cível, consumerista e criminal.

No mesmo dia, às 19h30 – os advogados participarão de Culto de Glorificação a Deus na Igreja Cristã Maranata – Rua João Bernardo, 235 – Vila Regina. Os eventos estão sendo realizados pela comissão de eventos, orientados pelo presidente da OAB 11ª subseção de Montes Claros: André Crisóstomo Fernandes.  Para os profissionais que desejarem se inscrever para participar dessa ação solidária na praça, a equipe organizadora pede que seja enviado (nome completo, número da OAB e a área de atendimento) para o endereço eletrônico:  [email protected]

CURISIDADE: O Santo Padroeiro dos advogados nasceu na Bretanha, França, e foi em Paris que mostrou o brilho da sua inteligência, no estudo da Filosofia, da Teologia e do Direito. Ivo de Kermantin, ao voltar à sua terra natal, aceitou encargo de ser juíz do Tribunal Eclesiástico, por onde passavam as questões mais espinhosas. Com sua sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador desfazia as inimizades e conquistava o respeito até dos que perdiam a questão. A defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados deu-lhe o título de “ADVOGADO DOS POBRES”, um título que continuou merecendo ao tornar-se sacerdote e ao construir um hospital onde cuidava dos doentes com suas próprias mãos. Um exemplo inspirador para os nossos juristas e magistrados. Faleceu em 1303, aos 50 anos, de causas naturais e foi sepultado na Catedral de Tréguier, onde é objeto de devoção dos fiéis. Sua festa como santo é comemorada na data do falecimento, 19 de maio. Foi canonizado pelo Papa Clemente VI, em 1347, a pedido de bispos e autoridades civis.

ORAÇÃO A SANTO IVO – PADROEIRO DOS ADVOGADOS:  Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da justiça, vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar maravilhosamente os postulados, a justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurídica, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que nos seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da equidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, propostos todos interesses subalternos e toda afeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças a injustiça e do mal. Olhai também para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar os vossos exemplos e imitar as vossas virtudes. Exercei junto ao trono de Deus vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso poderoso Patrocínio. Amém.!

SERVIÇO: Evento: Missa em comemoração ao Dia dos Advogados
Data: 11/08 – 8h30      Local: Catedral Nossa Senhora Aparecida –  Montes Claros – MG

Fotos: Arquivo 2017 OAB Montes Claros

_______________________________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹jul 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...