Nesta tarde do dia 14 de março, o novo Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, dom José Carlos, realizou sua primeira reunião com o Conselho Presbiteral da Arquidiocese. O encontro ocorreu no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria e contou com a presença dos vinte padres que compõem o conselho.
Segundo o Código do Direito Canônico, o Conselho Presbiteral é um órgão de assessoramento do (arce)bispo (arqui)diocesano. Ele é constituído por um grupo de sacerdotes da (arqui)diocese e tem como função principal auxiliar o bispo no governo da (arqui)diocese, de acordo com as necessidades pastorais do povo de Deus. O Conselho Presbiteral deve ser consultado em questões importantes, como a nomeação de novos párocos e a elaboração de planos pastorais.
Na Arquidiocese de Montes Claros, o Conselho Presbiteral é formado por vinte padres, que se reuniram com o novo Arcebispo Metropolitano para discutir assuntos importantes para a Arquidiocese. Durante a reunião, foi marcada a ordenação presbiteral de cinco diáconos: Eric Jader Azevedo Costa, George Luís Cardoso Silva, João Rafael Marques de Oliveira, Ricardo da Silva Siqueira e Thiago Neves Silva. Será no dia 13 de maio, às 9h, na Paróquia Rosa Mística.
A reunião do Conselho Presbiteral com o novo Arcebispo Metropolitano de Montes Claros é um momento de grande importância para a Arquidiocese. É um momento em que os padres podem se reunir e discutir questões importantes para a pastoral da igreja local, além de conhecer o novo líder e colaborar com ele no governo da Igreja Particular. Esperamos que esta primeira reunião tenha sido produtiva e que traga muitos frutos para a Arquidiocese de Montes Claros.
______________________________________________ **Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]