Notícias VIDA NA IGREJA

Arquidiocese celebra Missa do Crisma sem a presença dos fiéis

Dom João Justino de Medeiros Silva celebrou na manhã da última quinta-feira, 18 de junho, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a Missa do Crisma (também chamada de Missa da Unidade e da Benção dos Santos Óleos). A celebração foi presidida por Dom João e contou com a presença de Dom José Alberto Moura, arcebispo emérito, os vigários forâneos, vários sacerdotes, alguns diáconos, seminaristas e membros das coordenações pastorais. Porém, sem a participação dos fiéis, que acompanharam a celebração pelos meios de comunicação da Arquidiocese e de algumas paróquias.

Com as portas fechadas e um número bem reduzido do que o de costume, o Arcebispo saudou os presentes “ Num tempo incomum, marcado pela pandemia do novo coronavírus, tempo que tem exigido de nós o distanciamento físico e nos desafiado a criatividade para mantermos os laços de fé e de pertença eclesial”.

Manifestou ainda o carinho a Dom José Alberto Moura, pelos seus 30 anos de ordenação episcopal, que serão celebrados no próximo dia 14 de julho. Relembrou e agradeceu a Deus pelo serviço episcopal prestado à Diocese de Uberlândia, Arquidiocese de Montes Claros e pelos trabalhos realizados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, por todo o Brasil. Parabenizou também os padres jubilares nesse ano de 2020. O Cônego João Batista de Souza Lopes (OPraem), que celebra 55 anos de ordenação. O Padre Arlindo Arsmar Rockenbach (MSF), 40 anos. O Padre Valdomiro Soares Machado, 35 anos. E os Padres Jorge Luis Gray Gomes, Raimundo Carlos Pereira da Silva, Ari Piedade da Silva, Kennedy dos Santos Silva e José de Arimatéia Almeida Oliveira (MSF), que celebram 25 anos, jubileu de prata sacerdotal.

Recordou o aniversário natalício de Dom Geraldo Majela de Castro, que será celebrado no próximo dia 24 de junho. Pediu que todas as paróquias celebrem na intenção dos 90 anos do saudoso arcebispo. “Pelo descanso eterno daquele pastor ímpar de nossa Arquidiocese, nosso primeiro Arcebispo. Agradeçamos a Deus por tudo o que Dom Geraldo Majela ofereceu de si a essa Igreja. E lembremo-nos que a gratidão atrai graças”.

Durante a celebração, os padres presentes renovaram as suas promessas sacerdotais. A Missa do Crisma leva esse nome porque nela ocorre a consagração dos óleos que serão usados ao longo de todo o ano em todas as celebrações do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos em qualquer paróquia ou comunidade da Arquidiocese.

Fotos: Andressa Alkmim

________________________________________________________________
***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros

(38) 9 9957-3961 / (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...