Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas - CAA NM Notícias Vicariato para a Ação Social

Arquidiocese de Montes Claros e CAA-NM renovam parceria

A reunião entre a Arquidiocese de Montes Claros e o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, o CAA-NM, aconteceu na manhã do dia 25 de maio, na Sede dos Vicariatos, e renova a parceria entre as entidades e permanência na oferta de alimentos para várias instituições em Montes Claros.

No encontro, que contou com a presença do padre Jair Pereira da Silva, representando a Arquidiocese através do Vicariato para a Ação Social, e representando o CAA-NM, Aline Silva, coordenadora geral, e Daniel Costa, coordenador dos eixos, discutiu-se a importância da parceira das instituições para a região do Norte de Minas.

Segundo Aline, a reunião teve como objetivo a apresentação do Projeto “Esperançar e Reconstruir: água, terra, território e empoderamento feminino como alternativas para a justiça climática”, cujo período de execução é de janeiro 2023 a dezembro 2025.  O CAA-NM envia, com o respaldo da Arquidiocese de Montes Claros, aos apoiadores internacionais, a Misereor e PPM, o projeto que é uma resposta concreta ao apelo do Padre Francisco, ao V Dia Mundial dos Pobres.

Outra intenção do grupo para a reunião foi reforçar a importância das nossas ações conjuntas com a Arquidiocese de Montes Claros, fortalecer também a parceria do CAA na doação de alimentos produzidos na Área de Experimentação e Formação em Agroecologia – AEFA  para a igreja e várias iniciativas e instituições na cidade de Montes Claros.

“O CAA desenvolve ações em torno da sustentabilidade, da agroecologia e dos direitos dos povos e comunidades tradicionais, tendo como foco a valorização da (agro)biodiversidade e a convivência com os ecossistemas regionais, discutindo novos conceitos, apresentando soluções, desenvolvendo estratégias de ações colaborativas, no intuito de promover o crescimento e o fortalecimento dessas comunidades e de suas agriculturas”. (Clique aqui e saiba mais sobre o CAA-NM)

“As atividades realizadas pelo CAA-NM junto às diversas comunidades rurais, com agricultores (as) familiares e povos e comunidades tradicionais incluídas no projeto são importantes para a melhoria da qualidade de vida dos empobrecidos e para a construção de uma proposta de desenvolvimento social solidário, humano, justo e alicerçado na equidade de gênero e geração para a região do Norte de Minas“, afirma carta enviada à Misereor e PPM.

O documento acima sintetiza os objetivos geral e específico do Projeto, as ações a realizar e resultados. Divido em  três eixos: Eixo 1 – “Povos e Comunidades Tradicionais exercendo a defesa e/ou proteção de seus territórios” para doação de sementes; 2 – “Povos do Campo adotando e praticando a agroecologia como forma de produção de alimentos e de água” para produção de alimentos; e 3 – “Mulheres no Norte de Minas construindo a autonomia a partir dos grupos organizados” para apoio a comunidades tradicionais.

A Arquidiocese que é parceira na região na luta por direitos assina e apoia ação do CAA para região.

______________________________________________
**Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...