Notícias

Arquidiocese divulga nota sobre a Reforma da Previdência

Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Montes Claros, Dom José Alberto Moura divulga nota para que os padres leiam nas Igrejas nas Missas deste final de semana sobre a Reforma da Previdência.

NOTA SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Caros Padres:

Estamos vivendo momentos difíceis em nosso país, com apertos econômicos e sociais. Precisamos ajudar nossos fiéis a estarem atentos e participantes em relação a certas reformas que atingem nosso povo, principalmente os mais pobres.

Venho, então, pedir-lhes que leiam esta nota no final das Missas neste fim de semana para chamar atenção do povo de Deus sobre o assunto da reforma da Previdência apresentada pelo Conselho Permanente da CNBB, ou seja:

“O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunido em Brasília-DF, dos dias 21 a 23 de março de 2017, em comunhão e solidariedade pastoral com o povo brasileiro, manifesta apreensão com relação à Proposta de emenda à Constituição (PEC) 287/2016, de iniciativa do Poder Executivo que tramita no Congresso Nacional.

O Art. 6.o da Constituição Federal de 1988 estabeleceu que a Previdência seja um Direito Social dos brasileiros e brasileiras. Não é uma concessão governamental ou um privilégio. Os Direitos Sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática, qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio.

O sistema da Previdência Social possui uma intrínseca matriz ética. Ele é criado para a proteção social de pessoas que, por vários motivos, ficam expostas à vulnerabilidade social (idade, enfermidades, acidentes, maternidade…), particularmente as mais pobres. Nenhuma solução para equilibrar um possível déficit pode prescindir de valores ético-sociais e solidários. Na justificativa da PEC 287/2016 não existe nenhuma referência a esses valores, reduzindo a Previdência a uma questão econômica. Fazemos nossas, as palavras do Papa Francisco: “A vossa tarefa é contribuir a fim de que não faltem as subvenções indispensáveis para a subsistência dos trabalhadores desempregados e das suas famílias”.

Convocamos os cristãos e pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados”.

Por isso, em nossa Arquidiocese de Montes Claros, convocamos nossos fiéis  a se mobilizarem para não deixarem essa PEC   prosperar. Deus abençoe a todos, com a intercessão de Maria, Mãe da Igreja!

Montes Claros, 31 de março 2017.

José Alberto Moura, CSS – Arcebispo Metropolitano de Montes Claros

 

16 Comentários

Clique aqui para postar seu comentário

  • A Comunidade São Judas Tadeu estará realizando palestra sobre a reforma da Previdência Social, próxima quarta-feira, 05/04, 19h. Os palestrantes serão Antônio Roberto (Auditor-Fiscal) e Marcelo Freitas (Delegado).

    • Bom dia Antônio, essa palestra será aberta a outras paróquias? Vou passar essa informação para a comunidade onde participo OK?

  • Parabéns pela iniciativa reverendíssimo D. José e arquidiocese de Montes Claros!!!! O povo precisa conhecer e se posicionar a respeito das graves mudanças que têm ocorrido e afetado aos mais pobres e desvalidos.

  • Sim. Realmente é de suma importância que todos tenha o conhecimento a respeito da situação, querendo, ou não envolve á todos nós! Parabéns pela iniciativa!

  • Excelente vossa reverendissima, temos que instruir mesmo todas as pessoas, para que juntos poderemos ser mais forte para mudar esse debate e enterrar essas reformas.

  • Excelente vossa reverendissima,temos que instruir mesmo todas as pessoas para que juntos poderemos ser mais forte para mudar esse debate e enterrar essas reformas.

  • Isso sim é ser Igreja….devemos sempre nos preocuparmos com o que acontece com o nosso povo e tomarmos atitudes! Ser consciente de Tudo!

  • Muito interessante e precisa a iniciativa do D. José e Arquidiocese de Montes Claros. Os Políticos estão corrompendo os direitos dos trabalhadores brasileiros enquanto a maioria dá classe trabalhadora só trabalha e dorme tranquilamente! Esse assunto é de extrema importância e todos devem ter conhecimento do mesmo.

  • Reverendissimo é com imensa satisfação que leio estas palavras abençoadas em defesa dos trabalhadores do Brasil que somos nó e nossas famílias. Obrigada pelo apoio . Deus o abençoe imensamente.

  • Devemos como cidadãos brasileiros lutar pelos nossos direotos não devemos deixar que os erros dos poderosos nos deixe acuados como cristãos devemos rogar a Deus e nos defendermos desse governo opresor

  • Agradecemos ao Reverendíssimo Arcebispo Dom José Alberto de Moura pela iniciativa junto à CNBB, isso só fortalece à luta daqueles que sofrem pelas injustiças e desigualdades sociais e econômicas do nosso país. Em Engenheiro Navarro, os servidores do Estado , Município e população estarão fazendo uma Manifestação Contra a Reforma nesta terça feira (04/04/17) às 17:00 , concentrando na Praça de Eventos José Valci Fernandes seguindo para a Câmara Municipal. Essa nota reforça e nos impulsiona a lutar contra essa falta de respeito com os menos favorecidos e toda população brasileira.

    Nossa igreja também abraça essa causa!

  • Aqui em Francisco Sá, o Padre Odair convocou toda a comunidade para uma palestra a respeito do assunto no dia 28/03(terça-feira). Foi uma excelente oportunidade de esclarecimento sobre a REFORMA .É tempo de LUTA pela preservação de NOSSOS DIREITOS!!!

  • Além da leitura, o celebrante precisa falar, explicar na linguagem do povo para que haja melhor compreensão , pois muitos não compreendem a linguagem formal usado por Dom José.
    Estamos na luta contra a reforma da previdência social!

  • Parabéns ao Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Montes Claros, Dom José Alberto Moura!

    Como, infelizmente, as pessoas acabam se aproximando mais de Deus nos momentos difíceis da vida, é muito propício e de suma importância que as igrejas, através de seus líderes, alertem e abram os olhos dos fiéis sobre as verdadeiras intenções do seus governantes. As pessoas não podem mais ser enganadas!

  • Parabéns. Espero ver aqui TAMBÉM uma nota a ser lida nas Missas sobre a questão da DEFESA DA VIDA dos indefesos NASCITUROS e contra o ABORTO . Ato que está avançando no STF a pedido do Partido Socialista Psol.

  • Parabéns pela iniciativa. Também sou contra a reforma da Previdência. É um absurdo, estão querendo roubar os nossos direitos, também sou contra a reforma trabalhista. Fora Temer e sua corja.

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹jul 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...