Notícias

Arrastão do Reino MOC

No ano em que a Renovação Carismática Católica completa 42 anos de fundada na Arquidiocese, foi realizado neste domingo, 04 de dezembro, mais um Arrastão do Reino. O local escolhido, CAIC do Maracanã. O espaço permaneceu lotado o tempo todo.

O Assessor Eclesiástico da RCC Arquidiocesana, Padre Jairo Silva, designado pelo Arcebispo Dom José Alberto Moura, para acompanhar a Renovação Carismática dentro da Arquidiocese disse que o Arrastão é um momento de graça, comunhão e partilha. O  “Arrastão do Reino” teve um significado especial em detrimento da comemoração dos 42 anos da RCC Moc, evento de maior proporção anual onde acontece louvor, Adoração, Missa, depoimentos e testemunhos de vida e fé.

NOVA COORDENAÇÃO: Na última assembleia Geral  da RCC realizada dia 20 de novembro, três nomes foram indicados e levados à apreciação do Arcebispo que nomeou Denise Mendonça como nova coordenadora arquidiocesana da Renovação Carismática Católica de Montes Claros para o biênio 2017/2018.

HISTÓRIA DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA – MONTES CLAROS: A Renovação Carismática Católica (RCC) surgiu na Arquidiocese de Montes Claros, durante a década de 1970, despertando um verdadeiro reavivamento do Espírito Santo em todo o Norte de Minas Gerais. Esse organismo direcionou as pessoas para o enriquecimento espiritual, a busca da reflexão, o estudo da Palavra, a assiduidade aos Sacramentos e a transformação de vida. Quem deu início à RCC na cidade-sede desta Igreja particular foi Raimundo Tadeu de Carvalho, sacerdote que apresentava intensa sede espiritual e compromissado com a Igreja. Após participar da “Experiência de Vida no Espírito Santo”, em Ribeirão Preto, São Paulo, ele voltou a MOC com a firme decisão de criar um grupo de oração na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Catedral).

Surgiu então, em março de 1977, o primeiro grupo de oração, denominado São Pio X, no salão paroquial, conduzido por ele durante muito tempo. Importante lembrar as pessoas que foram se juntado ao padre Tadeu para prosseguir neste novo sopro missionário de evangelização os leigos: Ângelo, Isabel, Augusta, Bernadete, Zezinho, Brígida Carmélia, Eulina, Florinda, Graça, Margot, Rosita, Salomé, Tê Maia, Vilma, Diomar, Graice, Clarinha, Lieta, Elvira, Welington, Juliano, Renzo, Marcos, Haroldo, pessoas que ajudaram padre Tadeu na montagem e realização de experiências de vida no Espírito Santo em Montes Claros e também em outras cidades da região.

ABRANGÊNCIA: Em 1979, padre Tadeu, observando a existência de somente um grupo de oração em MOC, sentiu a necessidade de formar outro grupo de oração. Desta vez na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José (Matriz). E assim aconteceu. Atualmente a Arquidiocese de Montes Claros conta com a existência de 118 grupos de oração e 75 GOU´s – Grupo de oração universitário. Além da cidade-sede desta Igreja particular e no distrito de Nova Esperança, eles estão presentes ainda nos municípios que compõem a arquidiocese de Montes Claros distribuídos nos setores arquidiocesanos.

FINALIDADE: Entidade constituída em 12 julho de 1998, de caráter filantrópico, beneficente, educativo, cultural e formador, a Associação Monsenhor Tadeu nasceu com a finalidade de promover ações humanas que deem suporte às atividades da RCC na Arquidiocese de Montes Claros através da contribuição de associados. Como melhor fruto da ação missionária da RCC, temos hoje 13 comunidades de vida e aliança nesta Igreja particular.

***Todas as fotos do registro desse momento podem ser conferidas na Fanpage da RCC que foram compartilhadas na Fanpage da Arquidiocese de Montes Claros.

_______________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

01 Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...