Artigos

Artigo: “Continuamos nossa caminhada de anúncio do Reino de Deus”

Desde o dia 09 de dezembro de 2021, com a nomeação de Dom João Justino como Arcebispo de Goiânia, a Arquidiocese de Montes Claros ficou vacante. Ou seja, a partir daí não tínhamos mais um pastor próprio nesta porção do povo de Deus, tendo sido Dom João Justino, até a sua posse em Goiânia, no dia 16 de fevereiro, o Administrador Apostólico e, daí em diante, Monsenhor Silvestre o Administrador Diocesano, eleito pelo Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Montes Claros.

Embora sem a orientação de um Arcebispo Metropolitano, o Espírito Santo não deixou de nos assistir em nossa missão evangelizadora, no bonito caminho que a Igreja montes-clarense continua percorrendo desde a sua criação, em 1910, pelo Papa São Pio X, passando por sua elevação à sede de província eclesiástica por São João Paulo II, no dia 25 de abril de 2001 – portanto, há 21 anos, que comemoramos na segunda-feira passada, até os dias atuais.

Oportunamente, no último dia 27 tivemos a primeira reunião do Clero da Arquidiocese com Monsenhor Silvestre, que nos lembrou da importância de fixarmos nossos olhares no único Pastor de toda a Igreja, Jesus Cristo – que Se serve de seres humanos para indicar-nos o caminho até Ele mesmo. Então, neste período de vacância, somos convidados a voltar ainda mais os nossos olhares ao Cristo. Ele que nos motivou à caminhada. Ele que nos amou primeiro. E é por Ele que decidimos, todos os dias, dedicar as nossas vidas ao anúncio do Reino de Deus, independente da missão recebida por cada um – leigos, clérigos ou religiosos. Somos todos batizados e conduzidos pelo Espírito Santo.

Assim, nos animamos diante da expectativa do novo bispo que virá e, sobretudo, na confiança Naquele que é eterno e nunca desamparou ninguém, pois caminha sempre conosco – ainda que, por vezes, não de modo visível. Somos Povo de Deus, caminhamos juntos e a missão da Igreja, a nossa missão, continuará até que Ele volte. Todo o caminho que temos feito continuará acontecendo na história que ainda há por construir. História de fé, lutas, conquistas, falhas, mas, sobretudo, da ação de Deus que permeia nossa existência, marcando nela o Amor pelo qual nos orientamos e para o qual nos dirigimos até a eternidade.

Equipe Arquidiocese em Missão
Arquidiocese de Montes Claros

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2023› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...