Notícias

Bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Joaquim Mol, fará assessoria de encontro em Montes Claros

Neste sábado, 02 de fevereiro,  dia de Santa Maria Domênica Mantovani, a Arquidiocese de Montes Claros vai realizar a abertura do ano pastoral para este ano de 2019. De acordo com a equipe de organização, o objetivo principal é  pautar as perspectivas da ação evangelizadora à luz da 4ª prioridade estabelecida na última Assembleia Arquidiocesana de Pastoral: “A comunidade que contempla os rostos das juventudes”.  Para esta manhã de sábado, a assessoria do encontro ficará por conta do bispo auxiliar de Belo Horizonte e Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

QUEM É NOSSO ASSESSOR?  Bem, se preparem para uma vasta leitura, porque o currículo dele é longo! Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães nasceu em 6 de janeiro de 1960, em Ponte Nova, Minas Gerais, numa família católica.  Fez o noviciado na Congregação Salesiana, em 1979, em Barbacena, culminando com a profissão religiosa em janeiro de 1980. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia pela PUC Minas, foi ordenado diácono dia 5 de dezembro de 1987, por Dom João Resende Costa, SDB, na Paróquia Cristo Luz dos Povos, em Belo Horizonte; e presbítero no dia 16 de julho de 1988, por Dom Irineu Danelon, SDB, em Ponte Nova. Destinado a Jaciguá, Diocese de Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo aonde foi Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista e depois, Pároco, em 1989. Em 1990, voltou a Belo Horizonte para retomar os estudos, de 1990 a 1992, morando e trabalhando pastoralmente na Paróquia Cristo Luz dos Povos, da Inspetoria São João Bosco, fez o mestrado em Teologia no Centro de estudos Superiores da Companhia de Jesus, com a tese “O Individualismo cultural e a vivência da fé cristã”.

Nesta mesma época incardinou-se na Arquidiocese de Belo Horizonte, quando tornou-se Administrador Paroquial e depois Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus. A partir de 1992 iniciou o magistério no Ensino Superior de graduação e pós-graduação. Lecionou diversas disciplinas de teologia sistemática e teologia pastoral. Foi coordenador do curso de Teologia e professor no ISTA (Instituto Santo Tomás de Aquino), centro de formação dos religiosos em Belo Horizonte, no IMACH (Instituto de Ciências Humanas Marista), no CEFAP (Centro de Formação de Agentes de Pastoral de Belo Horizonte) e no IFT (Instituto de Filosofia e Teologia) da PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), onde presidiu o NET (Núcleo de Estudos Avançados em Teologia), o ISPAL (Instituto Superior de Pastoral) e foi editor da Revista Horizonte. Prestou assessorias a Congregações Religiosas e Dioceses em assembleias e cursos. Assessorou a CNBB Nacional, o Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética e o Instituto de Pastoral Catequética do Regional Leste II da CNBB.

Foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte no dia 11 de fevereiro de 2006 e ordenado bispo no dia  23 de março de 2006, na Capital Mineira. Presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura da CNBB Nacional, foi membro do CONSEP e do Conselho Permanente da CNBB, além de fazer parte da Diretoria das edições da CNBB e presidir a Comissão para a Reforma Política pela CNBB e o Projeto Pensando o Brasil. É sócio da SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil.

MINISTÉRIO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE:  Atualmente, dom Joaquim Mol participa de Conselhos Curadores e acompanha as Instituições Vinculadas à Arquidiocese de Belo Horizonte: SMC (Sociedade Mineira de Cultura), CSM (Colégio Santa Maria), FCU (Faculdade Católica de Uberlândia); FCJP-II (Fundação Cultural João Paulo II), a Rede Catedral de Comunicação Católica e a Rede Catedral de Cultura, FUMARC (Fundação Mariana Resende Costa), PNSC (Providência Nossa Senhora da Conceição), APP (Associação Projeto Providência), FONSBEM (Fundação Obras Sociais Nossa Senhora Boa Viagem), SCES (Sociedade Civil Espírito Santo). Coordena o CGP (Comitê de Gestão da Presidência), cuja finalidade é orientar, elaborar metas e orçamentos e acompanhar suas execuções, indicar soluções. Acompanha e orienta a Assessoria Jurídica e a Auditoria Interna Corporativas. É Reitor da PUC Minas.  É Bispo referencial para a RENSE (Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança). Foi Vigário para a Comunicação e Cultura e hoje acompanha o VECC (Vicariato Episcopal para a Comunicação e Cultura). Assessora a Catequese na Arquidiocese e acompanha a Comissão Arquidiocesana de Catequese. (Informações recebidas de Janaina Gonçalves / Jornalista da PUC Minas).

O encontro será sediado na OAB – dia 02/02/2019 entre 7h30 às 13h e foram convocados para participar:

  • Todos os presbíteros com uso de ordem na Arquidiocese
  • Todos os diáconos (transitórios e permanentes)
  • Todos /as os/as religiosos/as que atuam diretamente na pastoral
  • O conselheiro/a de cada paróquia
  • Dois jovens de cada paróquia
  • Coordenação de pastorais/organismos/movimentos arquidiocesanos
  • Membros da COARPA
  • Membros do Conselho das Comunidades de Vida e Aliança
  • Seminaristas do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria
  • Dois representantes de cada colégio católico

O arcebispo metropolitano, dom João Justino de Medeiros Silva acredita que haverá uma boa participação e pede que seja também em tempo integral. Ele aposta que será uma fecunda experiência, onde estarão lideranças de toda a arquidiocese num evento que visa selar o compromisso da evangelização com especial atenção às juventudes.

SERVIÇO:
Data: 02/02/2019 (sábado)
Horário: das 7h30 às 13h.
Local: Sede da OAB, Rua Dr. Walter Ferreira Barreto, 154 – Ibituruna, Montes Claros
Levar: Caderno, caneta, a Bíblia, as Novas Diretrizes da Arquidiocese – 2015-2019. Levar também copo de plástico ou garrafinha para água, visando reduzir o uso de descartável.
Hospedagem: Quem for chegar na Sexta-feira e precisar de hospedagem, por favor, avise ao Secretariado de Pastoral (Betinha). Não esquecer de trazer roupa de cama e objetos de uso pessoal. A hospedagem será na Casa de Pastoral, Rua Natal, s/nº, Bairro Santo Antônio.
Ficha de inscrição: Solicitamos que sejam preenchidas e devolvidas ao Secretariado de Pastoral até o dia 28 de janeiro. Confirmação também pelo e-mail: [email protected] ou pelos fones: (38) 3222-9434 / 9 9817-3939.

Fotos: Pascom RENSE /BH

__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38) 99905-1346 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...