Notícias

Bom exemplo: Região Pastoral 1 fará culminância do “Itinerário formativo discípulos e missionários”

As paróquias que estão localizadas na região pastoral 1 da Arquidiocese de Montes Claros (Santos Reis, São Francisco de Assis, São José Operário e Menino Jesus de Praga), ao longo deste ano de 2019, colocaram em prática uma experiência que causou uma boa impressão, resultados satisfatórios e comunhão – A ação pastoral que resolveram chamar de “Itinerário formativo discípulos e missionários”, de acordo com o padre coordenador da referida região, Aylton Lopes, o evento tem como proposta, possibilitar uma formação mais profunda para os paroquianos das quatro paróquias em questão.  Estudam profundamente um tema sempre alinhado com a realidade vivida na região pastoral 1.

A culminância dessa iniciativa de sucesso, será realizada no próximo dia 10 de novembro, no salão da paróquia Santos Reis, com entrega de certificados aos participantes que estão desde o primeiro encontro. Para fechar essa etapa de 2019, foi convidado o arcebispo metropolitano, dom João Justino de Medeiros Silva, para abordar o tema “Ética Social Cristã”, para aqueles paroquianos das respectivas paróquias citadas acima.

O assunto é interessante e com certeza vai levar à muitas reflexões. Ética é uma palavra de origem grega “ethos” que significa norma, princípio ou regra. Uma vez que esta palavra está associada ao elemento interior do homem, a ética pode ser definida como o ramo do pensamento que busca refletir sobre os princípios morais orientadores das relações humanas. Dentro da proposta de uma ética cristã, estes princípios morais devem ser extraídos da Escritura, a Palavra de Deus.  “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra” (2Tm 3.16,17). A grosso modo, toda a Bíblia é útil para nos dizer o que é certo, para nos mostrar quando estamos errados, para nos apontar o caminho – depois de nos conscientizar quanto ao pecado – e para nos educar no caminho da virtude. E tudo isso para que possamos agradar ao Senhor – a glória de Deus é o fundamento último da ética cristã (Ef 2.10).

Você faz parte de uma dessas 4 paróquias? Interessou em fazer? Então, tome nota, se organize e participe! Procure a secretaria de sua paróquia e faça sua inscrição.  De acordo com a programação, está previsto iniciar às 7h com a celebração eucarística e encerrar com o almoço às 13h, momento que marcará a confraternização entre os participantes.

Foto arquivo: Pascom Santos Reis

________________________________________
***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG  Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...