Notícias

Caminhem como filhos da Luz!

A missa das 20h na Catedral Nossa Senhora Aparecida do último domingo (9), foi presidida por dom Justino de Medeiros Silva, por ocasião do início de ministério pastoral dos padres Paulo Roberto Marques e Jânio César Barbosa dos Santos, ambos como vigários paroquiais da Catedral. Orientado pelo Evangelho do dia (Mateus 5,13-16), o arcebispo falou com profundidade e simplicidade que lhe é peculiar, sobre ser “Sal da terra e Luz do mundo”, ao povo que atento participava da celebração eucarística. Depois de saudar a todos como de costume, cumprimentou os pais do padre Paulo e a mãe e familiares do padre Jânio. Desejou aos novos presbíteros que chegam para somar à missão pastoral da paróquia Nossa Senhora Aparecida, um fecundo e frutífero ministério. Pediu que o diálogo e a comunhão sejam frequentes no dia a dia da vida paroquial.

Ao povo explicou sobre ser sal da terra e luz do mundo nos tempos atuais. “O bem que realizamos é uma luz no mundo. O mal que realizamos é treva. Não podemos ser luz, se não estivermos em sintonia com Jesus. O cristão será luz nesse mundo se for iluminado por Cristo e se realizar as obras de Deus. Somos chamados todo os dias para a prática do bem”, e reforçou dom Justino, caminhem como filhos da luz.

Lembrou sobre a importância desse ano de 2020 para a Igreja Particular de Montes Claros, que vive a experiência de mais uma Assembleia Arquidiocesana – a IV AAP – que terá seu ápice em agosto do corrente ano. Tempo em que a Igreja local ouve o apelo para ser uma Igreja de comunidades missionárias a serviço do evangelho da vida. Em outras palavras, uma Igreja comprometida em levar a luz para os irmãos. E ao encerrar, pediu ao povo que o ouvia atentamente que refletisse durante toda a semana: Como eu posso ser luz nessa situação? e lembrou: “Fuja da tentação de ser treva, busque ser luz  e não deixe que nenhuma maldade e nenhum pecado apague as chamas do vosso coração”.

Ao agradecer a acolhida na paróquia Catedral, padre Jânio destacou a confiança depositada pelo arcebispo e lembrou das comunidades e paróquias pelas quais passou durante sua preparação para viver a vocação sacerdotal. Padre Paulo também agradeceu o carinho do povo de Deus, por várias realidades por onde passou e declarou estar feliz em assumir a missão lhe confiada com amor e dedicação. “Que cresça em nós padres e diáconos da Catedral, estima mútua e diálogo”.  Desejou também que o período em que estiver à serviço da comunidade, que seja uma colaboração efetiva na busca do bem maior.

Foto: Pascom paroquial

_________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
(38) 99905-1346 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

 
 « ‹fev 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...