Notícias

Arquidiocese apoia Campanha de Vacinação Contra Raiva

A Campanha de Vacinação Antirrábica é realizada anualmente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Montes Claros e tem o apoio da Arquidiocese de Montes Claros. O apoio acontece na divulgação das datas e locais da ação,  através dos meios de comunicação das paróquias e anúncios nas celebrações das igrejas.

Devido a pandemia do COVID-19, houve a necessidade de adequar a campanha e realizar em duas etapas, na zona urbana e na zona rural. Na zona urbana, a vacinação será realizada por região. Dia 22 de agosto, na região Norte da cidade de Montes Claros, e no dia 29 de agosto, na região Sul, no horário de 8:00 às 17:00. Para garantir uma ampla cobertura, serão disponibilizados 78 postos fixos e 11 postos móveis na cidade. Vale destacar que, em frente ao CCZ, a vacinação será feita pelo sistema drive-thru.

Confira a localização dos postos de vacinação do dia 22 e do dia 29.

Na zona rural, a campanha será realizada nos dias 13, 20 e 27 de setembro. A vacinação estará disponível em 53 distritos e comunidades rurais.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) orienta os proprietários para que levem seus animais aos postos de vacinação mais próximos de sua casa, com coleiras e guias próprias. Cães mais agressivos e de maior porte devem ser conduzidos com focinheira, a fim de se evitar acidentes. Já os gatos devem ser levados, preferencialmente, dentro de caixas próprias para transporte ou sacos de linhagem. Os tutores também precisam tomar cuidados, devido ao coronavírus, utilizando máscaras e respeitando o distanciamento na hora de vacinar os bichos.

A Raiva é uma doença altamente letal, causada por um vírus e todos os mamíferos terrestres são suscetíveis a ela. Quando contaminados com o vírus, o cão é o principal transmissor para o ser humano, seguido do morcego e do gato. A vacinação antirrábica é a única prevenção da doença. Segundo os organizadores, a expectativa é imunizar cerca de 60 mil animais na cidade. Devem ser vacinados cães e gatos, a partir de três meses de idade, inclusive fêmeas prenhas.

_______________________________________________

***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros

(38) 9 9957-3961 / (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...