Notícias

Canonia premonstratense também enfrenta os desafios da quarentena

O cônego Michel Valério, prior da canonia premonstratense em Montes Claros, nos explicou como está sendo a nova rotina dos religiosos, diante das atitudes recomendadas pelo Ministério da Saúde e Arquidiocese de Montes Claros.

Foto: 15 de setembro de 2019

“Atendendo à solicitação da Ascom da Arquidiocese de Montes Claros, nós, religiosos Premonstratenses, queremos partilhar, brevemente, como temos vivido os dias de quarentena recomendados pelas autoridades e prontamente atendidos pela nossa Igreja particular e universal . Como religiosos Premonstratenses, frutos de uma tradição que completará no próximo ano de 2021, 900 anos de história, temos um estilo de vida canonical de origens monacais. Isso significa que é essencial em nossas casas uma vivência comum nas inúmeras realidades da vida cotidiana e na partilha dos bens, na busca constante pela promoção dos valores autenticamente cristãos e religiosos. Como cônegos regulares, vivemos em comunidade o carisma norbertino instruídos pela regra de Santo Agostinho. Nesse momento de pandemia do coronavírus, toda sociedade foi ‘obrigada’ a viver um confinamento sem precedentes. Aqui no Priorado Nossa Senhora Aparecida e São Norberto, onde vivem 25 irmãos em comunhão fraterna, para evitar aglomerações, mais da metade dos religiosos precisaram voltar, provisoriamente, para a casa de seus familiares. Tudo isso pra dizer que na vida comum, é elemento essencial, zelar pela vida dos irmãos e que esta decisão foi primordial para superarmos com sabedoria este momento tão desafiador. Diariamente rezamos juntos a liturgia das horas três vezes ao dia; participamos da refeições comuns; celebramos a Missa conventual; temos momentos de recreação e, como religiosos sacerdotes, damos assistência às paróquias e comunidade confiadas ao nosso Priorado pela Arquidiocese de Montes Claros. Esta rotina, naturalmente, ainda não sendo uma clausura, impacta um pouco menos na vida dos religiosos, que estão habituados à disciplina e organização do tempo, próprios da vida comum, o que não deixa de ser um grande desafio para todos, que estão acostumados a serem buscados e a buscar o povo de Deus que igualmente se encontra confinado.

Foto: 2 de setembro de 2019

Aqui, temos incentivado os irmãos a se manterem informados no que é real, a aproveitarem da tecnologia para se comunicarem com os fiéis, acalmando os corações com o testemunho do Evangelho vivo, a ocuparem-se com atividades que promovam o crescimento pessoal e que gerem prazer, tais como, ler um bom livro, assistir filmes, fazer contato com amigos e parentes distantes, praticar exercícios físicos, entre outras formas que gerem tranquilidade e equilíbrio entre todos. Além disso, conforme recomendações, já não rezamos mais nas estalas do coro, já que a proximidade é maior, rezamos agora nos bancos da Igreja, respeitando uma distância de, pelo menos, um metro e meio, do outro. No refeitório permanecemos apenas o tempo necessário para as refeições, e só saímos do Priorado para resolver o que realmente seja necessário. Aumentamos a higiene das mãos e de todos os utensílios, e também os cuidados com uma alimentação mais sadia que melhore a imunidade, além de focarmos nosso olhar sobre os mais frágeis. Vida de oração redobrada somada à esperança de dias melhores, é a melhor opção para superamos em breve este momento tão desafiador. Que Deus abençoe e fortaleça a todos, e que a Virgem Maria com Santo Agostinho e São Norberto, interceda por nós!”

Cônego Michel Valério, O.Praem
Prior da Canonia Premonstratense de Montes Claros.

 

______________________________________
***Raphael Nery – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros

 (38) 9 9725-1103 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

 
 « ‹fev 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...