Notícias

Cáritas Nacional e Regional

Ocorreu no dia de hoje (11), uma reunião com representantes da Cáritas Nacional e Cáritas Regional. O encontro foi sediado na Mitra Arquidiocesana localizada no centro da cidade. Dentre a extensa pauta, os membros trataram de assuntos pertinentes à logística, organização e encaminhamentos dos trabalhos da Cáritas Brasil, Regional e Diocesana. Os sessenta anos da Entidade celebrada em 2017 também foram lembrados no intuito de já traçarem ações que contemplem a data.

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

Luiz Cláudio Lopes da Silva, conhecido por Mandela, Diretor Executivo Nacional participou da reunião produtiva. Recebeu toda a equipe que estava acompanhada do Bispo da Diocese de Januária, Dom José Moreira da Silva, Marilene Alves de Souza, conhecida como Leninha representando a Cáritas Diocesana de Montes Claros. O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Montes Claros participou na parte da manhã da primeira parte da reunião com as lideranças da Cáritas Nacional e Regional.

CONGRESSO À VISTA: Os congressos da Cáritas Brasileira são espaços nacionais ampliados para reflexão sobre a realidade sociopolítica e econômica, da Igreja e da própria Rede Cáritas e para, a partir da avaliação do Marco Referencial do quadriênio, definição das novas prioridades estratégicas da instituição para o próximo período. São também espaços de partilha e celebração da caminhada.

O V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira (V CNCB), a ser realizado de 9 a 13 de novembro de 2016 no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no município de Aparecida/SP assumirá o tema “Cáritas: pastoralidade e transformação social” e o lema “60 anos de solidariedade libertadora”.

O V Congresso já começou! E será vivenciado com maior profundidade nos encontros dos grupos, comunidades, dioceses e regionais, ao longo de 2016. Com a participação e contribuições de tantas pessoas, o encontro de novembro será um evento significativo, capaz de confirmar o que está sendo bem feito e de abrir novos caminhos exigidos pela realidade.

Centrada na compreensão da “pastoralidade da Cáritas”, a temática do congresso busca fazer uma reflexão profunda sobre esta dimensão da vida da Cáritas Brasileira, fazendo com que a celebração dos 60 anos seja, de fato, uma retomada do que foi vivido e um aprofundamento da missão da entidade. Sendo assim, é fundamental que seja feita uma sistematização das reflexões e celebrações realizadas em todo o país para que o V Congresso Nacional seja de fato um evento renovador da missão da Cáritas.

O V Congresso Nacional terá várias etapas preparatórias – caravanas territoriais, caravana regional, pré-congressos inter-regionais e um seminário nacional – e será realizado em sintonia com a celebração, em 2017, dos 300 anos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.

As deliberações da XX Assembleia Nacional, realizada em novembro de 2015 em Brasília/DF, e a avaliação do quadriênio 2012-2015 serão os principais insumos para a atualização do Marco Referencial da Rede Cáritas no Brasil. Esta atualização prevê o estabelecimento das prioridades institucionais e dos objetivos estratégicos para o quinquênio 2017-2021. (Informações do Congresso retirada do Site Cáritas Nacional)

14606466_978162722307073_2708298977697270343_n

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail:[email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹jul 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...