Notícias

Cáritas tem missão do “descarte”

Cáritas tem missão fundamental na sociedade do “descarte”, diz Papa Francisco que  reiterou a importância fundamental da missão da Cáritas e seu papel na Igreja.

Ao encontrar os representantes da Cáritas do mundo inteiro na manhã desta quinta-feira, 17, o papa Francisco recordou que na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium dedicou um capítulo à dimensão social da evangelização, “reafirmando a opção preferencial da Igreja – que existe para evangelizar – pelos pobres”.

Em uma sociedade frequentemente dominada pela cultura do “descarte”, na Encíclica, Francisco convida todos a superar a indiferença e o egoísmo para aprender a arte da solidariedade. “Por isso somos chamados a agir contra a exclusão social dos mais frágeis e trabalhar para a integração destes”, afirma o papa.

Neste contexto, o pontífice reiterou a importância fundamental da missão da Cáritas e seu papel específico na Igreja. “Não são agências sociais, mas organismos eclesiais que partilham a missão da Igreja para ‘auxiliar o papa e os bispos no ministério da caridade’”, afirmou.

Francisco incentivou os trabalhadores da Cáritas ao citar João Paulo II e uma “nova ideia de caridade”: “Trata-se de fazer resplandecer a caridade e a justiça no mundo à luz do Evangelho e do ensinamento da Igreja, envolvendo os pobres para que sejam os verdadeiros protagonistas de seu desenvolvimento”.

Para ele, a pobreza, a fome, as doenças, a opressão não são uma fatalidade e não podem representar situações permanentes. “Confiando na força o Evangelho, podemos contribuir para mudar as coisas ou, ao menos, melhorá-las. Podemos reafirmar a dignidade de quantos aguardam um sinal do nosso amor”, disse o papa.

Por fim, Francisco disse estar muito “contente” ao saber que a Cáritas Internacional dará início a uma campanha sobre o tema das migrações.

Cáritas Brasileira completa 60 anos: Agora no mês de novembro, a Cáritas Brasileira completou 60 anos. Para comemorar a data, foi realizado de 09 a 13 de novembro, o V Congresso Nacional da Cáritas, em Aparecida, São Paulo (SP).  O evento teve como tema principal “Cáritas: pastoralidade e transformação social” e o lema: “60 anos de solidariedade libertadora”. Centrado na compreensão da pastoralidade da Cáritas, o Congresso buscou fazer uma reflexão profunda sobre a dimensão do organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e um aprofundamento da missão da entidade.

Fonte:  Rádio Vaticano  e CNBB

________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jan 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...