Notícias

Cáritas tem missão do “descarte”

Cáritas tem missão fundamental na sociedade do “descarte”, diz Papa Francisco que  reiterou a importância fundamental da missão da Cáritas e seu papel na Igreja.

Ao encontrar os representantes da Cáritas do mundo inteiro na manhã desta quinta-feira, 17, o papa Francisco recordou que na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium dedicou um capítulo à dimensão social da evangelização, “reafirmando a opção preferencial da Igreja – que existe para evangelizar – pelos pobres”.

Em uma sociedade frequentemente dominada pela cultura do “descarte”, na Encíclica, Francisco convida todos a superar a indiferença e o egoísmo para aprender a arte da solidariedade. “Por isso somos chamados a agir contra a exclusão social dos mais frágeis e trabalhar para a integração destes”, afirma o papa.

Neste contexto, o pontífice reiterou a importância fundamental da missão da Cáritas e seu papel específico na Igreja. “Não são agências sociais, mas organismos eclesiais que partilham a missão da Igreja para ‘auxiliar o papa e os bispos no ministério da caridade’”, afirmou.

Francisco incentivou os trabalhadores da Cáritas ao citar João Paulo II e uma “nova ideia de caridade”: “Trata-se de fazer resplandecer a caridade e a justiça no mundo à luz do Evangelho e do ensinamento da Igreja, envolvendo os pobres para que sejam os verdadeiros protagonistas de seu desenvolvimento”.

Para ele, a pobreza, a fome, as doenças, a opressão não são uma fatalidade e não podem representar situações permanentes. “Confiando na força o Evangelho, podemos contribuir para mudar as coisas ou, ao menos, melhorá-las. Podemos reafirmar a dignidade de quantos aguardam um sinal do nosso amor”, disse o papa.

Por fim, Francisco disse estar muito “contente” ao saber que a Cáritas Internacional dará início a uma campanha sobre o tema das migrações.

Cáritas Brasileira completa 60 anos: Agora no mês de novembro, a Cáritas Brasileira completou 60 anos. Para comemorar a data, foi realizado de 09 a 13 de novembro, o V Congresso Nacional da Cáritas, em Aparecida, São Paulo (SP).  O evento teve como tema principal “Cáritas: pastoralidade e transformação social” e o lema: “60 anos de solidariedade libertadora”. Centrado na compreensão da pastoralidade da Cáritas, o Congresso buscou fazer uma reflexão profunda sobre a dimensão do organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e um aprofundamento da missão da entidade.

Fonte:  Rádio Vaticano  e CNBB

________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...