Notícias

Círculos Bíblicos: Assembleia reúne mais de 70 pessoas

Ocorreu no dia primeiro dia do mês dedicado a bíblia, na casa de pastoral em Montes Claros, a 2ª assembleia dos Círculos Bíblicos. O encontro foi iniciado com café da manhã seguida de oração, conduzida por Walquíria. Na recordação da vida, os participantes apresentaram pontos do último encontro e momentos significativos da paróquia ou comunidade.  Dando continuidade à assembleia, foi feita a entrada do livro Sagrado. Depois de proclamada a leitura do livro da Sabedoria (1,1-6), um breve momento de silêncio tomou conta do ambiente, o que foi propício para a reflexão e acolhimento da palavra nos corações dos fiéis presentes.  Após a oração, a apresentação dos participantes foi direcionada por Bernadete.

A assessoria da assembleia ficou com o Padre Raimundo Donato, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São José. Ao iniciar sua fala, o sacerdote falou sobre a importância da leitura orante da Palavra de Deus. Na leitura entender o que o texto diz? Na meditação, que o texto me diz? Na contemplação o que o texto me leva a experimentar? Na oração o que o texto me faz dizer para Deus? E na ação o que o texto me sugere a viver?  Reconhecer a presença da sabedoria de Deus que conduz a história e proteger o seu povo é o objetivo do livro da Sabedoria, alertou o sacerdote. “Este livro é o fruto maduro da reflexão humana ,ele faz parte dos livros sapienciais. Padre Raimundo falou também sobre a história de Alexandria que foi fundada por Alexandre, O Grande em 322 aC. Ano 30 Alexandria tinha 600mil habitantes, 150 mil eram de comunidades  judaicas que buscavam uma vida melhor.

 

O arcebispo metropolitano, Dom José Alberto Moura também esteve na Assembleia e pontuou como é importante e fundamental o conhecimento da Bíblia, sobretudo para aqueles que desempenham uma caminhada na igreja. “É a palavra de Deus  que nos orienta”, iniciou ele: “Hoje nós vivemos uma época em que existe muitas palavras. Muitas até bonitas, mas temos que saber se é verdade e ter então o discernimento. Na Bíblia Deus nos fala em diferentes situações. E preciso que abramos o coração e peçamos a Ele a sabedoria para entender e discernir sua Palavra. O Santo Padre, o papa, nos orienta que através dos Círculos Bíblicos vamos nos tornar fortes instrumentos na caminhada.
Separamos uma matéria completa sobre esse encontro que você vai acompanhar na próxima edição Revista Clarão do Norte, aguarde!

Fotos e Texto: Viviane Aguiar, agente da Pascom – Comissão Arquidiocesana)

____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹jul 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...