Mês Missionário Notícias Notícias Missionário

Coleta Missionária é realizada nos dias 17 e 18 de outubro

“Celebrar o Dia Mundial das Missões também significa reafirmar como a oração, a reflexão e a ajuda material de suas ofertas são oportunidades para participar ativamente da missão de Jesus em sua Igreja. A caridade, expressa nas coletas das celebrações litúrgicas do terceiro domingo de outubro, destina-se a apoiar o trabalho missionário realizado em meu nome pelas Pontifícias Obras Missionárias, a fim de atender às necessidades espirituais e materiais dos povos e das Igrejas, em todo o mundo, para a salvação de todos”. (Papa Francisco)

O papa Francisco publicou no dia 31 de maio, Solenidade de Pentecostes, a mensagem para o Dia Mundial das Missões que acontecerá no dia 18 de outubro de 2020. “Desejo manifestar a minha gratidão a Deus pelo empenho com que, em outubro passado, toda a Igreja viveu o Mês Missionário Extraordinário. Estou convicto de que isso contribuiu para estimular a conversão missionária em muitas comunidades no caminho indicado pelo tema ‘Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo'”, disse Francisco.

Baseada na mensagem de Francisco, a Congregação para Evangelização dos Povos e o presidente internacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), dom Giampietro Dal Toso, confirmaram a realização da Campanha Missionária 2020. No Brasil, desde 1972, celebra-se em outubro o mês missionário.

Coleta Missionária

A coleta Missionária é realizada no penúltimo final de semana de outubro, neste ano nos dais 17 e 18. Junto com o material da campanha, foi enviada a mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, com prestação de contas da coleta missionária de 2019. O fundo internacional de solidariedade ajudou na formação, animação e cooperação missionária em diferentes projetos nos cinco continentes: catequese, obras sociais, hospitais, leprosários, asilos, orfanatos, postos de saúde, centros de saúde mental, escolas, atendimentos à família, formação missionária ad gentes etc. O Brasil, na última campanha, contribuiu para este fundo com o valor de R$8.854.027,18.

De acordo com o papa Francisco, “celebrar o Dia Mundial das Missões também significa reafirmar como a oração, a reflexão e a ajuda material de suas ofertas são oportunidades para participar ativamente da missão de Jesus em sua Igreja. A caridade, expressa nas coletas das celebrações litúrgicas do terceiro domingo de outubro, destina-se a apoiar o trabalho missionário realizado em meu nome pelas Pontifícias Obras Missionárias, a fim de atender às necessidades espirituais e materiais dos povos e das Igrejas, em todo o mundo, para a salvação de todos”.

 

As doações pode ser realizadas nas comunidades e paróquias durante os dias 17 e 18, e para facilitar as doações em tempos de pandemia, foi criado um QR Code para doações espontâneas, não excluindo os repasses que cada Igreja local envia para as POM para serem redirecionados ao fundo internacional de solidariedade, administrado pela Congregação para Evangelização do Povos.

Fonte: POM

_______________________________________________

***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros – (38) 9 9957-3961 / (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

 
 « ‹fev 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...