Notícias

CANCELADO Coleta Seletiva no Bairro Morada do Parque

ATENÇÃO!!! Evento cancelado devido o Decreto nº 4.176/2021, publicado na noite de 23 de fevereiro de 2021, pelo Município de Montes Claros com o institui medidas extraordinárias de prevenção e enfrentamento da COVID-19, válidas no período de 25/02/2021 a 06/03/2021.

Atualizada informações 24/02/2021

O evento

Com todo cuidado e segurança, será realizada a Coleta Seletiva no bairro Morada do Parque em Montes Claros. Os catadores da Montesul – Associação Montes Claros de Catadores de Recicláveis em parceria com a Proderur – Projeto de Desenvolvimento Rural e Urbano, a Cáritas/CRDH, a Associação de Moradores do Morada do Parque, a Paróquia São Pedro Apóstolo e a Prefeitura de Montes Claros, promovem no dia 27 de fevereiro, a partir das 8h da manhã, uma caminhada pelas ruas do bairro, distribuindo panfletos sobre a coleta seletiva e dialogando com a população sobre a importância da destinação correta do lixo.

Durante toda a manhã do próximo sábado, a população poderá participar da ação com a entrega de qualquer tipo de material descartável. A equipe organizadora estará concentrada na praça da Igreja São Pedro Apóstolo, onde a população também poderá tirar dúvida e entregar algum material.

Catadores e catadoras da Associação Montesul

A proposta é um dos objetivos do Projeto “Recicla aos Montes”, onde a Associação MONTESUL assumiu realizar a Coleta Seletiva de materiais recicláveis na chamada Região 2 e Região Sul da cidade de Montes Claros. A representante do Proderur, Sônia Gomes de Oliveira, aponta que o objetivo dessa ação “é sensibilizar a comunidade local sobre a coleta seletiva, sua importância e a destinação dos materiais para catadores, favorecendo a destinação correta e a geração de trabalho e renda para muitas famílias de catadores”.

(Clique aqui e saiba mais sobre a Associação Montesul)

Sobre os catadores de recicláveis:

Segundo a estimativa do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, é que existam cerca de 800 mil catadores catadoras em atividade no Brasil e que a maior parte dos catadores são do gênero feminino, cerca de 70% da categoria. Os catadores são responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado hoje no país. Há diversas estimativas de catadores variam entre 300 mil a 1 milhão de pessoas sobrevivendo da coleta de materiais recicláveis, segundo levantamento do MNCR e Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia – GERI,  2006.

Os catadores são os agentes principais na cadeia produtiva de reciclagem. Eles são os primeiros agentes no processo. É evidente que sem o trabalho duro dos catadores milhares de toneladas de matéria prima reciclável deixariam de chegar as indústrias e muitos bens de consumo não seriam produzidos. Desse modo o trabalho dos catadores está ligado diretamente ao processo produtivo.

(Fonte: MNCR)

_______________________________________________
***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

 
 « ‹fev 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...