Notícias

Começa Tríduo da Padroeira da Arquidiocese

“Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja e padroeira da Arquidiocese de Montes Claros”.

A Catedral Nossa Senhora Aparecida vai realizar o Tríduo e Festa da Bem Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja e padroeira da Arquidiocese de Montes Claros. Os festejos iniciam nesta quinta-feira, 17  de agosto com  Missa às 18h30. As celebrações também serão em honra a São Pio X (Padroeiro secundário da Arquidiocese). Domingo, 20 de agosto na Festa da Bem Aventurada Virgem Maria, Dom José Alberto Moura, Arcebispo Metropolitano irá presidir às 20h. Será apresentada solenemente a única Imagem da Bem-aventurada Virgem Maria, existente na sede e que ficará exposta na Catedral.

FIQUE POR DENTRO: Foi no dia 21 de novembro de 1964, quando encerrava a terceira sessão do Concílio Vaticano II, Paulo VI, durante a Missa, declarou Maria Santíssima “Mãe da Igreja”, isto é, de todo povo cristão, tanto dos fiéis quanto dos pastores, que a chamam de “Mãe amantíssima”. Determinou que “Por este suavíssimo nome agora todo povo cristão tributasse ainda maior honra à Mãe de Deus”. Desde então, muitas igrejas particulares e famílias religiosas começaram a venerar.

Oração

Ó Maria, Mãe da Igreja, sois nossa rainha e protetora de nossa arquidiocese de Montes Claros! Ajudai-nos a imitar-vos, sendo verdadeiros discípulos missionários de Jesus. Assim, com vossa proteção, seremos mais capazes de viver em comunhão eclesial para melhor implantarmos o reino de Deus, com a fé testemunhada na promoção da Justiça e do bem comum. Amém.

São Pio X Padroeiro Secundário da Arquidiocese de Montes Claros

Oração: Bendito sejais Deus, Senhor do céu e da terra, que nos destes a graça do papado e um tão grande intercessor como São Pio X. Concedei-nos, Senhor, pela intercessão de tão insigne santo, a graça da paz para toda a Igreja de Cristo e para todos os seus membros e fiéis. Por Cristo e Maria, Amém.

PROGRAMAÇÃO:  Dias 17, 18 e 19 Missa às 18h30
Dia 20 – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e Festa de Maria, Mãe da Igreja e Padroeira da Arquidiocese de Montes Claros) Presidida por Dom José Alberto Moura
Dia 21 – Segunda-feira, Solenidade de São Pio X, Padroeiro Secundário da Arquidiocese de Montes Claros.

História da Imagem: A imagem retrata Nossa Senhora com traços mais brasileiros. Nos braços traz o Filho Jesus Cristo, um pouco mais alto do que ela, sendo que ele é a cabeça da Igreja da qual Maria faz parte. No seu manto várias figuras indicando os Membros do Corpo Místico de Cristo que somos nós. Várias categorias de pessoas para expressar a totalidade do povo de Deus, a Igreja.  (Imagem em argila cozida, moldada pelo artista plástico Montesclarense, Wlamir Agnaldo Alexandre).

Fonte: Livrinho de apoio celebrativo – Catedral

____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...