Notícias

Comissão de Leigos realiza assembleia em Montes Claros.

Sal da Terra e Luz do mundo. Representantes do Conselho dos Leigos da Arquidiocese de Montes Claros realizaram no sábado 06/05 a Assembleia do laicato tendo por objetivo discutir o documento 105 da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que diz respeito à vocação dos leigos na Igreja. Foi um momento importante também para o laicato, em decorrência da eleição para a nova presidência do Conselho arquidiocesano de leigos.

A assembleia contou com a participação de diversos leigos envolvidos em várias pastorais da Igreja que buscaram entender melhor o que é a coordenação do laicato e pensar ações para a celebração do ano do laicato no Brasil que será realizada em 2018.

O Pe. Reginaldo Wagner, coordenador arquidiocesano de Pastoral, disse que a importância da assembleia consiste em “animar o nosso laicato a ocupar os espaços sociais, transformar estruturas injustas, à construir sociedades novas baseadas no Reino de Deus”, nesse sentido o coordenador ressalta que a missão do leigo é “ser sal da terra e luz no mundo” conforme o ensinamento do próprio Jesus.

De acordo com a coordenadora da Pastoral da Educação, Ecumenismo e Diálogo inter-religioso, Marilda Umbelina, a missão do leigo de ser “sal da terra e luz do mundo” se traduz em “ser tempero, assim a nossa missão é temperar os ambientes no qual estamos inseridos”. A agente da CPP – Comissão Pastoral da terra, Luzia Alane, lembra a importância da abertura dada pela Igreja aos leigos e que isso representa o apoio às ações da Pastoral da terra “na denuncia de violação de direitos e na defesa da vida, organizando o povo para que ele mesmo possa fazer o enfrentamento dos problemas”.

A Presidente do Conselho Nacional do laicato do Regional Leste II – Minas Gerais/Espírito Santo e secretária do Conselho laicato em nível nacional, Sônia Oliveira ressalta que o conselho de Leigos da Arquidiocese de Montes Claros foi um dos primeiros do Brasil, criado em 1975, tornando-se hoje uma referência nacional.  A organizadora da Assembleia avalia como positiva a atuação dos leigos na região, “é uma participação muito bonita, são leigos engajados que dão mesmo a vida nessa nossa Igreja. Às vezes, onde nem padres chegam, os leigos estão atuando”. Sônia destaca ainda, que a expectativa da Comissão Nacional dos Leigos no Brasil é que a partir do ano que vem, o ano do laicato se estenda e seja celebrada a missão do leigo em toda a América Latina.

Como resultados da votação da Assembleia a nova coordenação do conselho arquidiocesano de leigos ficou assim formada:

Presidente: Maria Clareth Martins (Conselho de Leigos) – Vice: Bernadete Aguiar (Pastoral do Batismo);

Secretário: Marcos André (COARPA) – Vice: Luzia Alane (CPT);

Tesouraria: Eliane Souza (Pastoral da Criança) – Vice: Ney Barbosa (Conselho de Leigos)

Conselho fiscal:

Titular/suplente: Elzadete – Cleuza

Titular/suplente: Charles e Luzia

Titular/suplente: Neuza Souto e Eduardo Madureira.

Informações e foto: Cássia Soares – PASCOM Arquidiocesana /Missionária, Radialista, acadêmica em Comunicação Social/Jornalismo

________________________________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros  (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

 

 

 

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...