Comissão Interdiocesana para a Tutela de Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade

A Arquidiocese de Montes Claros representada pelo seu Arcebispo Metropolitano Dom João Justino de Medeiros Silva, a Diocese de Januária representada pelo seu Bispo Diocesano Dom José Moreira da Silva e a Diocese de Janaúba representada pelo seu Bispo Diocesano Dom Roberto José da Silva, acolhendo em espírito de obediência e em comunhão com a Cátedra de São Pedro e com todo o Colégio Episcopal, as determinações do Romano Pontífice de que se adotem, a nível universal, procedimentos tendentes a prevenir e contrastar os crimes de abuso que atraiçoam a confiança dos fiéis, decidiram criar uma mesma e única Comissão Interdiocesana para a Tutela de Menores e de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade segundo as indicações da Carta Apostólica em forma de Motu Proprio do Sumo Pontífice Francisco VOS ESTIS LUX MUNDI.

Responsabilidades:

Entre outras, a principal tarefa da Comissão é receber denúncias de abuso sexual cometido por algum clérigo, membros de Institutos de Vida Consagrada (IVC) ou de Sociedades de Vida Apostólica, no âmbito das dioceses de Montes Claros, Januária e Janaúba e de providenciar a escuta apurada dos fatos denunciados para apresentar um relatório ao respectivo bispo diocesano. Ao mesmo tempo, a Comissão trabalhará para propor protocolos de cuidados pastorais a fim de coibir ações de abuso.

Apresentação das denúncias:

  1. De modo presencial, devendo haver o agendamento prévio pelo e-mail [email protected]. As denúncias presenciais serão acolhidas sempre por duas pessoas ligadas à Comissão.
  2. Pelo e-mail: [email protected].
  3. Por carta registrada, enviada para: COMISSÃO INTERDIOCESANA DE TUTELA, Praça Dr. João Chaves, 52, Centro, CEP 39.400-005, MONTES CLAROS-MG.

Clique aqui e confira o Decreto de Instituição da Comissão Interdiocesana para a Tutela de Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade.

Clique aqui e confira o Regulamento da Instituição da Comissão Interdiocesana para a Tutela de Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade.

 

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹jul 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...