Notícias

Integrantes da Comissão Testemunho de Comunhão participam de videoconferência com dom João Justino

“Nossos serviços eclesiais em tempo de pandemia” foi o tema do encontro telepresencial da Comissão de Testemunho de Comunhão com o arcebispo dom João Justino, que aconteceu no dia 02 de julho.

A Comissão de Testemunho é formada por pastorais e movimentos eclesiais que trabalham na evangelização da Arquidiocese, buscando sempre estar em comunhão com as diretrizes da Igreja Particular de Montes Claros, embora cada grupo tenha seu carisma próprio. Trazem, também, características em comum na forma de evangelizar, que são o anúncio, a formação e o testemunho de vida. Segundo o diácono Milton Machado Júnior, representante da Comissão, esta é um grande grupo de expressões, como as Pastorais Catequética, do Dízimo, do Batismo e Familiar, além dos movimentos, que são os marianos, como a Legião de Maria e Mãe Rainha, a Infância e Adolescência Missionária, o Apostolado da Oração, as Oficinas de Oração e Vida, as Comunidades de Vida e Aliança, a Renovação Carismática Católica, Evangelização 2000, Caminho de Damasco, a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas – ADCE, o Serviço de Animação Vocacional – SAV, Setor Juventude, alguns grupos como o Terço da Misericórdia, alguns conselhos como o dos religiosos e religiosas e o Conselho Arquidiocesano Missionário.

Inicialmente, dom João quis escutar os presentes e permitiu que fosse apresentado como cada grupo está diante da realidade da pandemia por causa do COVID-19. “Foi um momento rico, pois podemos perceber que apesar dos condicionamentos que estamos vivendo atualmente, estamos todos trabalhando. Não estamos parados.”, cita o diácono Milton.

Após acolher todos, o Arcebispo fez importantes observações, orientações e apresentou a perspectiva de retomada de alguns trabalhos. Destacou que é preciso “criatividade para superarmos as dificuldades do momento”. Incentivou a coragem e a ousadia, sempre lembrando da obediência aos decretos municipais e às orientações da Igreja. Lembrou do cuidado que é preciso ter com os pobres e, de forma especial e com mais sensibilidade e atenção, com os novos pobres que estão surgindo com a pandemia atual. Encerrou sua fala com o comunicado sobre a retomada de parte das atividades e extensão da IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral para o ano de 2021.

_______________________________________________

***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros

(38) 9 9957-3961 / (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...