
Nessa quarta-feira de cinzas (26), dom João Justino presidiu a Cerimônia de Lançamento da Campanha da Fraternidade 2020, na catedral metropolitana. Esta campanha vai procurar, desenvolver, nos cristãos, nas famílias e sociedade brasileira, o valor do cuidado como o Bom Samaritano que socorreu um homem que estava caído no caminho após ser quase morto por assaltantes. “Ver, sentir compaixão e cuidar” são os verbos que a Igreja Católica vai trabalhar na quaresma deste ano com a Campanha da Fraternidade 2020. O tema é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”. (CNBB)
Na celebração, dom João refletiu com os fiéis a importância dos três pilares quaresmais, descritos no evangelho do dia, segundo Mateus: a esmola, oração e jejum. Ações que “não podem ser motivadas por vaidade, sim por um sincero desejo de descobrir o irmão. Dessa forma, o grande apelo nesse tempo é para o cristão rever como está se relacionando com o próximo, com Deus e consigo. Praticar e exercitar as obras de caridade, cuidando para não se tornarem vangloriosas”, pontuou o bispo, durante a homilia.

A campanha da fraternidade foi criada em 1962, no nordeste do Brasil, e desde o começo procurou desenvolver na Igreja um novo olhar diante das diversas dificuldades dos tempos. Num momento em que a vida vale pouco, a quaresma é um tempo especial para moldar os corações numa nova “capacidade de comover-se diante do homem ferido, em inúmeros contextos”, refletiu dom João.
A campanha também foi lançada em todas as paróquias da arquidiocese, confira algumas fotos da celebração da quarta-feira de cinzas:
____________________________________________________________
***Raphael Nery – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 9725-1103 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]
Adicionar Comentário