Notícias

Comunicação x Igreja

Foi realizando neste final de semana, (05 e 06) de novembro, no Salão Paroquial João Paulo II, o 1º Seminário de Comunicação coordenado pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Montes Claros, uma formação que teve por objetivo, orientar e despertar a juventude sobre o uso adequado dos meios de comunicação.

Dentre as propostas apresentadas no 1º Seminário, o jornalista Flávio Campos Ferreira, mestre e integrante da equipe do site de Comunicação Jovem da CNBB, “Jovens Conectados”, estimulou a consciência da importância da evangelização na cultura midiática, pontuando a descoberta do saber, do conhecimento científico e da comunicação como elemento articulador de mudança social.

“É louvável a iniciativa da Arquidiocese de Montes Claros, sobretudo do Setor Juventude, em promover um encontro com esse nível. Denota um claro sinal de unidade, pois não só pensaram para jovens, mas para pastorais, organismos e movimentos integrando dessa maneira a Pascom e a juventude a não agirem isoladamente”, destacou o Flávio que alertou: “Precisamos de profissionais que pensem  a comunicação e não só executem. É preciso uma lógica estratégica de uma comunicação eficaz dentro da Igreja e para a Igreja”.

O mestrando em ciências da Religião defende a ideia de que só boa vontade não é suficiente para realizar um trabalho de comunicação eficiente dentro da igreja. “É preciso sim de pessoas que estejam integradas, entendam de fato e que não sejam só técnicas em comunicação, mas tenham espiritualidade. Não adianta ser o melhor profissional do mercado se não consegue comunicar o principal – a experiência de fé”.

O jornalista destacou ainda que é preciso comunicar a experiência de fé um dia vivenciada. “A mensagem de mais de dois mil anos, deve ser comunicada de forma atualizada”, lembrou.

Ao encerrar, Flávio pontuou que os profissionais de comunicação devem ajudar os jovens a definirem melhor seu caminho. “De um modo geral, a PASCOM é responsável pela valorização e resgate de evidenciar o melhor de cada grupo, pastoral e ou movimento. Não é essa sua função principal, mas passa sim pelas mãos de quem está na Pastoral da Comunicação, ou trabalha com comunicação, o carinho da Igreja em levar o outro a encontrar seu caminho. Sozinhos não vamos longe”.

Os participantes que solicitaram certificados, receberão pela equipe que coordenou o evento, sob a coordenação do Assessor Eclesiástico, Padre Gilberto Júnior. Acreditando, ser esse o caminho para uma evangelização com responsabilidade social. Saber comunicar, como comunicar e para quem comunicar é uma preocupação nossa dentro de nossa Arquidiocese, finalizou o sacerdote.

Dom José, deu uma passada no evento, devido sua apertada agenda devido o período de crismas e viagens, parabenizou a iniciativa do Setor Juventude na realização do evento e fez uma foto com os participantes.

***Todas os registros de Fotos estão na Fanpage da Arquidiocese de Montes Claros e também na Fanpage do Setor Juventude no facebook.

_________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346

01 Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2023› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...