Uma assembleia de pastoral, momento visível da sinodalidade eclesial, consiste em parar, refletir, avaliar e apontar caminhos para uma melhor evangelização. Assim, sob a convocação do arcebispo metropolitano, dom João Justino, reuniram-se no último sábado (29), na casa de pastoral, representantes da Pastoral da Comunicação de quase toda arquidiocese. Uma tarde onde todos os presentes foram interpelados à luz da Palavra a refletirem sobre a grandeza que envolve o ato de comunicar.
Deus é o comunicador por excelência. Ele se auto-comunica à sua criação, que também é comunicação. Este ato de amor, salvífico, tem seu ápice na encarnação do Verbo. É Ele, Jesus Cristo, que confia à Igreja a participação na sua missão de evangelizar e de implantar o Reino. A evangelização consiste na comunicação da boa notícia do reino de Deus. Assim, a comunicação se encontra na raiz de toda missão eclesial. Mais ainda, está no cerne do próprio ser humano, que, em sua essência, é um ser de relações. Relacionar-se é comunicar.

À luz do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc.99), estenderam-se ao longo de toda a tarde os trabalhos da assembleia. Em sintonia com a nova organização eclesial da Arquidiocese, foi composto o grupo de coordenação arquidiocesana com representações de cada forania. Destes, foram eleitos cinco para a comissão executiva, de onde o arcebispo indicará as funções específicas. Dentre as resoluções, ficou estabelecido, por unanimidade, a importância dos princípios que dinamizam a Pascom (n.249 doc.99): formação; articulação; produção; espiritualidade. Tudo isto, lembrando que esta é uma pastoral que, em sua missão, se encontra a integração de todas as demais pastorais.
Impulsionados pelo desejo de estar no campo de missão, foi realizada a benção de envio pelo coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Reginaldo Vagner. Ele, ressaltou a importância da comunhão e do desejo de evangelizar que deve perpassar os corações de cada pasconeiro. Tudo isto nos recorda que somos Igreja assim, juntos!
#IVAAP #arquimoc #pascom #evangelho #comunicacao
Texto: George Luís Cardoso Silva
Seminarista do 3º ano de teologia da Arquidiocese de Montes Claros.
Adicionar Comentário