Notícias

Comunidade Católica do HAT recebe as relíquias de São Camilo

Nesta sexta-feira (6/9), a comunidade católica do Hospital Aroldo Tourinho recebeu a imagem e relíquias de São Camilo. A passagem pelo Hospital faz parte de uma peregrinação nacional em homenagem ao Ano Vocacional Camiliano, que tem como percurso paróquias, seminários, casas de família e hospitais. Os artefatos são a imagem de São Camilo de Lellis e uma relíquia – ataduras que envolveram os pés do santo.  “Nós camilianos estamos celebrando o Ano Vocacional Camiliano em 2019 e, com isso queremos celebrar o ‘Ser Camiliano’ e, principalmente, incentivar o cuidado da vida e o cuidado da saúde em todas as suas dimensões. São Camilo é o santo padroeiro dos hospitais, dos profissionais da saúde e dos doentes. A nossa visita ao Hospital Aroldo Tourinho foi uma oportunidade para divulgarmos São Camilo, falarmos do carisma e da espiritualidade camiliana, no sentido de deixar e transmitir o legado que São Camilo deixou para toda a igreja e para todo o mundo, que nós precisamos cuidar dos doentes e dos sofredores com dedicação e amor, sendo promotores da vida e da saúde”, comenta o secretário da Província Camiliana Brasileira, padre Mateus Locatelli.

Para o evento, a coordenadora do Núcleo de Humanização do Hospital Aroldo Tourinho, enfermeira Loranny Rayka Ribeiro Gomes, explica que foi mobilizada uma equipe para identificar os pacientes, acompanhantes e colaboradores que desejaram receber a visitação dos objetos religiosos. “Temos pessoas de diversos credos no hospital. É importante respeitar e ser respeitado, por isso, previamente, buscamos aqueles que queriam compartilhar do momento”, fala a coordenadora. “Não somos um hospital que possui uma religião oficial. Como uma unidade de saúde acolhemos todas as religiões e seus seguidores”, enfatiza o provedor do Hospital Aroldo Tourinho, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, e acrescenta: “incentivamos mais religiões a participarem de nosso cotidiano, abençoando nossos pacientes e colaboradores, pois sabemos que a fé ajuda a promover a cura”, diz o provedor.

O roteiro de visitas por todo o Brasil começou em fevereiro e encerra em dezembro, com a realização da Jornada Camiliana.  *São Camilo de Lellis nasceu em Buquiânico, Itália, em 25 de maio de 1550. Filho de pai militar e de mãe muito devota, o nascimento de Camilo foi considerado um milagre, tendo em vista que seus pais ainda não tinham herdeiro e tiveram um filho já em idade avançada. Ambos faleceram quando Camilo era ainda jovem. Já na idade adulta, devido a um tumor em um dos pés, recorreu ao hospital de São Tiago em Roma, onde viveu sua compaixão pelos outros doentes. Entrou para os estudos, foi ordenado sacerdote, e vendo a realidade dos peregrinos de Roma, que não tinham uma assistência médica digna, foi brotando nele o carisma de servir a Cristo na pessoa do doente, do peregrino.

Saiba mais sobre a programação até domingo em Montes Claros no link abaixo:
https://arquimoc.com/grupo-missionarios-do-bom-samaritano-recebem-visita-das-reliquias-de-sao-camilo/

Fonte: www.aroldotourinho.com.br

_________________________________________
***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG  Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384  e-mail: [email protected] 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...