Notícias Pandemia - Coronavírus Pandemia - Orientações do Arcebispo PUBLICAÇÕES

Arcebispo de Montes Claros cancela reunião do Conarpa em virtude da pandemia da Covid-19

O Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, Dom João Justino de Medeiros Silva, comunicou na tarde dessa sexta-feira, por meio de mensagem direcionada aos padres, diáconos, consagrados(as), conselheiros paroquiais e forâneos, o cancelamento da reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral – Conarpa. O encontro que estava previsto para dia 06 de março, foi cancelado diante do avanço da pandemia da COVID-19 e transferido para dia 17 de março, às 20h, em formato virtual.

Na mensagem, Dom João também reforçou as orientações diante da realidade do crescente número de vítimas da pandemia na região do Norte de Minas: “Compreendo que todos devemos colaborar para evitar qualquer situação que facilite a transmissão desse vírus que tanto mal tem causado à humanidade. Nessa hora grave e urgente, o testemunho dos católicos é movido pela caridade. O amor a Deus não se dissocia, em nenhum momento, do amor aos irmãos. Quem pode ter permanente certeza de não estar infectado e assintomático? Diante dessa realidade, peço a todos os católicos que façam de suas casas verdadeiras “igrejas domésticas”, reconhecendo o que o Senhor disse: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt 18, 20).”

Ainda disse “reitero a orientação que adotamos desde o início da pandemia, isto é, as paróquias respeitem as indicações sanitárias do respectivo município. Obviamente, não aceitamos indicações que firam nossa liturgia ou outros princípios da fé e da moral. Dispensamos nossos fiéis da obrigação do preceito de participação física na missa e comunhão dominical, enquanto nossas igrejas não estiverem plenamente abertas para a participação de todos quantos desejarem.”

O Arcebispo também orientou a exposição do Ss. Sacramento, em determinados horários, para a visitação dos fiéis, sem que isso promova aglomeração. Também incentivou os sacerdotes para que dediquem horário especial, durante a semana, para acolher os fiéis que procuram a confissão e exortou para que as comunidades não se distanciem da fraternidade. Dentro da programação da IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral – IV AAP, relembrou que o mês de março é o período planejado para a realização das assembleias nas comunidades, e apontou que, nos municípios onde for possível realize os encontros apenas com o conselho da comunidade de forma presencial ou de modo on-line.

Por fim, anunciou que o Secretariado de Liturgia enviará orientações específicas para a Semana Santa e convidou para que façamos, outra vez, a oração ao Senhor do Bonfim pelo fim da pandemia, novena proposta em agosto do ano passado. Preferencialmente, dos dias 20 a 28 de março (Domingo de Ramos), sempre às 15h. Os textos serão atualizados e reenviados a todos.

Leia a mensagem na íntegra:

 

_______________________________________________
***Raphael Nery – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...