No último dia 17 de setembro, a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Carcerária realizou uma formação para a Pastoral Carcerária e novos agentes na cidade de Bocaiuva/MG. A formação, conduzida pelo coordenador arquidiocesano da Pastoral Carcerária, Sr. Dilson Antônio Marques, foi um momento de união e fortalecimento na missão de levar esperança e transformação para o sistema prisional.
Esta iniciativa abrangente reuniu as seis paróquias da Forania Senhor do Bonfim, engajadas em visitar o presídio de Bocaiuva/MG, que desempenham um papel crucial na reabilitação e apoio aos detentos. As paróquias envolvidas são Senhor do Bonfim de Bocaiúva, Sagrado Coração de Jesus de Bocaiuva, Sant’Ana de Olhos d’Água, Santos Reis de Engenheiro Navarro, Nossa Sra. da Conceição de Francisco Dumont e São João Batista de Guaraciama.
A formação não apenas promoveu a capacitação e o aprimoramento dos agentes já envolvidos na Pastoral Carcerária, mas também abriu as portas para novos membros, expandindo assim a equipe que busca fazer a diferença na vida dos detentos.
O evento contou com a presença de representantes do Presídio de Bocaiuva, incluindo a Sra. Luana Queiroz e outros assessores. Com uma população carcerária de 150 detentos em Bocaiuva, a Pastoral Carcerária desempenha um papel fundamental na promoção da dignidade, da esperança e da reinserção social.
Várias pastorais e comunidades locais se uniram a este encontro, que aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. O acolhimento dos sacerdotes, o Padre Jair Silva, pároco desta igreja, e o Padre Maik, vigário paroquial, destacou a importância da unidade em torno dessa missão tão relevante.
A Arquidiocese de Montes Claros continua a se destacar como um farol de esperança e amor, trazendo luz às vidas daqueles que mais necessitam. Este evento é um testemunho do compromisso inabalável de todos os envolvidos em servir aos menos favorecidos, levando a mensagem de redenção e renovação a todos os cantos da sociedade. A Pastoral Carcerária e seus agentes são verdadeiros mensageiros da misericórdia e do cuidado, mostrando que a fé pode transformar vidas, independentemente das circunstâncias.
____________________________________________ *Foto: Pastoral Carcerária **Comunicação Arquidiocese de Montes Claros (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]