Materiais Pastorais Notícias PUBLICAÇÕES

Celebre o Tríduo de Corpus Christi em casa!

Costumeiramente, o povo de Deus procura celebrar novenários ou tríduos como meios preparatórios para comemorar as festividades dos santos padroeiros das comunidades. Para o mês de junho temos a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Nesse ano, com o contexto atual de isolamento, onde não podemos ter as igrejas cheias para celebrações, nem realização de festas e eventos com multidões, nem mesmo reuniões e encontros com grandes grupos, a Arquidiocese de Montes Claros nos propõe descobrir novas modalidades de encontros e nos oferece o Tríduo de Orações à Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

“Não nos esqueçamos da promessa do Senhor: ‘Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles’ (Mt 18,20). Sua família é a primeira comunidade em que o Senhor se faz presente. Sua casa é, assim, igreja doméstica. Ao celebrarmos a festa de Corpus Christi cresçamos na unidade eclesial”, nos recorda Dom João Justino.

“Neste ano não deve haver, em nenhuma paróquia, a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas acompanhada dos fiéis. É impossível organizar uma procissão com a distância entre as pessoas. Se o fizermos estimularemos aglomerações. Agora, sim, é hora de cada paróquia organizar uma procissão motorizada, levando o Ssmo. Sacramento pelas ruas da paróquia, acompanhada de um carro de som. Seja realizada a Missa Solene de Corpus Christi, observando as restrições locais e, em seguida, a procissão motorizada (cf. A Sagrada Comunhão e o Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa, n. 103). Motivem-se os paroquianos para que enfeitem suas casas. A paróquia que considerar oportuno poderá incluir após o carro do Ssmo. Sacramento um outro veículo para coletar doações de alimentos, roupas, cobertas ou fraldas, tudo a ser destinado aos mais pobres.” (Procedimentos Arquidiocese de Montes Claros, 21 de maio de 2020)

Todos somos convidados a expressar nosso amor pelo Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo através do tríduo preparatório, utilizando o material disponibilizado e seguindo as orientações de cuidado!

______________________________________
***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros | (38) 9 9957-3961  (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

REVISTA

 

Facebook

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Open chat
Powered by