Notícias

D.Justino reúne com PASCOM

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros formada por coordenadores de Pascom de Paróquias e Comunidades reuniu na noite dessa quinta-feira (1º de junho), com o arcebispo coadjutor, Dom João Justino de Medeiros e Silva, no Salão Paroquial Padre Kennedy da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, no centro da cidade. Além do assessor eclesiástico para a comunicação,  Pe. Fernando Soares, o sacerdote Rogério Nabarrete da Sagrada Família também acompanhou sua equipe para esse primeiro encontro com o arcebispo.

Foi apresentado bem no início da reunião, um levantamento realizado pela equipe central da Pascom sobre o cenário da Pastoral na Arquidiocese de Montes Claros. Dos 41 municípios que compõe a arquidiocese, 48,44% das paróquias tem Pascom formada. Um percentual de aproximadamente 15% de paróquias tem iniciativas de comunicação sem necessariamente estar formada pastoralmente. E a outra fatia de 36, 56% não tem ainda a pastoral integrada na comunidade.

O Setor centro é formado por 24 Paróquias, 22 delas tem Pastoral da Comunicação e 13 estiveram presente na reunião com o arcebispo o que representa 59,09% de presença. Os agentes que faltaram justificaram ausência por motivo de trabalho/estudos o que foi compreendido por todos.

Na apresentação geral, cada participante pontuou os desafios encontrados, porém, com tons de superação. Um novo conceito de reestruturar a pastoral está sendo aderida pela maioria após formação que é ter representatividade de agentes em cada comunidade. Estrutura como falta de equipamentos também é uma realidade local que na medida do possível serão vencidas com ações da Pastoral. Outras Paróquias se posicionaram frente ao trabalho realizado primeiramente em redes sociais.  E assim, em meio a tantas partilhas, conquistas e desafios, a Arquidiocese reafirma a volta da Revista Clarão do Norte, ânimo novo para equipe e desafio para a produção de material que foi acolhida por todos.

Dom João Justino que celebrou o Dia Mundial das Comunicações Sociais no último domingo de maio, disse que era a primeira pastoral que ele visitava para uma reunião. E iniciou sua fala dizendo que compreendia a Pascom em 3 realidades: As pessoas (Não se faz pastoral sem pessoas, agentes. A pastoral é uma ação, e ação supõe pessoas que executam essas ações pastorais).

Os espaços e aqui define: Os dispositivos, instrumentos, recursos técnicos, equipamentos. Pensa-se onde se dá a comunicação. A própria igreja, templo é sinal de comunicação, se existe uma coluna, se o som é ruim, se o padre está pregando e o grupo de música está ensaiando, tudo isso dificulta a comunicação, são ruídos.

E por fim o conteúdo: Nós como pastoral da comunicação agimos voltados para as pessoas, nesses espaços, mas em virtude de um conteúdo. O conteúdo que nós comunicamos é Jesus Cristo e tudo que daí deporta. Sendo assim, devemos ser muito cuidadosos, a formação é importante, pois ela qualifica os agentes para a emissão dessa palavra. Não adianta ter instrumentos se o conteúdo não é de boa qualidade. Precisamos repensar a qualidade de nossa comunicação. Pensando o conteúdo e a forma de comunicar.

E exemplificou: Uma página de paróquia ou de uma diocese não deveria replicar qualquer coisa, mesmo sendo religioso, se não for algo que seja fim daquela arquidiocese.

E finalizou dizendo que vê a Revista Clarão do Norte como meio de comunicação para ela e para fora da Arquidiocese. Agradeceu a presença de todos e lembrou que a PASCOM é a primeira pastoral visitada por ele.

A reunião foi seguida de benção final e todos foram dispensados para retornarem para suas paróquias em missão.  Paróquias que participaram desta reunião com D. João Justino sendo representadas pelos seus agentes e ou coordenadores foram:

Paróquia N.S.Aparecida – Catedral (Romilda)
Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Ângela)
Paróquia Senhor Bom Jesus – Juramento (Ramonny)
Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Carmem)
Serviço de Animação Vocacional (Isabella)
Paróquia São Sebastião (Júnior)
Paróquia São Norberto (Eunice)
Paróquia São João Batista (Gracielle e Walquíria)
Paróquia Sagrada Família (Pe. Rogério, Anderson, Kátia e Américo)
Paróquia São José Operário (Adriana)
Paróquia São Judas Tadeu (Sanny e Gabriel)
Paróquia São Pedro Apóstolo (Carlos)
Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José (Milton Ney)

A próxima reunião será o repasse do MUTICOM – Mutirão de Comunicação do Regional Leste 2 que acontece neste final de semana em Belo Horizonte. Dois agentes da sede metropolitana e mais 4 agentes da Diocese de Januária vão representar a próvincia no 1º Mutirão que será realizado na PUC na Capital.
____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...