Notícias

Dezembro Vermelho: Dom João Justino visita o GRAPPA

Dom João visita GRAPPA

Na tarde da última quarta-feira, 02 de dezembro, o Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores da AIDS – GRAPPA, que nesse mês realiza a Campanha Dezembro Vermelho, recebeu em sua sede, a visita de dom João Justino, Arcebispo de Montes Claros.

“Fomos muito bem recebidos. Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho e reconhecer o bem que o GRAPPA faz para a cidade de Montes Claros e todo Norte Mineiras”. (Dom João Justino)

Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores da AIDS – GRAPPA

Criada desde 1992, o GRAPPA é a única instituição de apoio à prevenção e aos portadores da AIDS em toda região do Norte de Minas. Com quase 30 anos, já atendeu mais de 800 famílias, isso é mais de 2.000 pessoas e alcança mais de 55 municípios. As ações desenvolvidas são de apoio psicossocial, visita hospitalar e domiciliar, reuniões de convivência mensal com familiares, atividades de entretenimento e socialização com amigos e familiares, almoço solidário todos os dias, encaminhamento para exames e orientações sobre as informações claras dos serviços de saúde, aulas de reforço escolar, artesanato, dança e teatro para crianças e adolescentes, acolhimento às crianças com HIV oriundas de outros municípios vizinhos que precisam de tratamento fora de domicilio. Além disso, são realizadas campanhas de prevenção tanto com os portadores de HIV/AIDS de Montes Claros quanto de diversas cidades do Norte de Minas.

Dezembro Vermelho

Dezembro é marcado pela luta contra a pandemia de AIDS no mundo. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro. De acordo com a presidente da instituição, Maurina da Silva Carvalho, o objetivo da campanha é estimular o debate sobre preconceito, prevenção e tratamento da doença, além de ajudar a acabar com a desinformação.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Catedral Metropolitana de Montes Claros, atendeu ao pedido do Grappa e se juntou a campanha Dezembro Vermelho. Segunda a instituição, pela primeira vez é feita uma representação tão forte de conscientização em frente a uma Catedral no Norte de Minas.

Durante todo ano, são desenvolvidos para a população vários trabalhos em escolas, empresas e até mesmo em praças públicas, de conscientização, combate e prevenção a AIDS. Também são organizadas rondas noturnas, acompanhando as pessoas que estão em situação de prostituição, uma forma de dar apoio para que essas pessoas tenham uma vida saudável. O mês de dezembro é o período em que essas ações são intensificadas.

A visita do arcebispo e os desafios da causa

Dom João visita GRAPPA

A visita do arcebispo ao GRAPPA foi um convite da instituição, que dentro da programação do Dezembro Vermelho, quer abrir as portas da casa, para que a causa seja mais conhecida e consequentemente encontre apoios para continuar os trabalhos.

Dário Soares Ruas, enfermeiro e coordenador do núcleo de prevenção do GRAPPA, aponta as intenções, quando sugeriu o convite a dom João, “nossa motivação era que o arcebispo conhecesse nossa instituição e o trabalho desenvolvido tanto em questões de saúde, quanto social”. O enfermeiro destacou que “Faz parte do nosso contexto cuidar dos pacientes integralmente, e a Igreja tem um papel fundamental dentro da saúde das pessoas. A fé é muito importante para a recuperação. Trazendo o arcebispo aqui, de uma certa forma, vai trazer alento ao coração das pessoas e também mostrar que a Igreja está nos acolhendo e abraçando a nossa causa”.

Carla Monique, assistente social do GRAPPA e coordenadora do Projeto Casa do Brincar, fala dos desafios encontrados pela instituição e conta que quando começou a trabalhar no GRAPPA não conhecia amplamente a AIDS, embora já havia estudado um pouco sobre o assunto. Ela diz que foi trabalhando na instituição que pode perceber que era muito mais amplo do que ela podia imaginar. “É uma causa que não chama a atenção”, afirma a assistente. “Eu via pessoas se comovendo com outras causas, mas com a causa da AIDS não se comoviam. E eu fiquei sem entender porquê, já que é uma patologia crônica e as pessoas precisam tanto de ajuda e apoio. A descriminação ainda é muito grande”. Carla conclui, “eu vim, abracei mesmo e sempre falo que sou apaixonado com essa causa. Que é muito maior do que qualquer pagamento. É olhar pro outro com olhar diferente, olhar para aqueles que são colocados abaixo de tudo que podemos imaginar”.

Lúcia de Fátima Moreira Ribeiro é acompanhada pela instituição e se intitula como a “mascotinho do GRAPPA”. Ela conta sobre sua experiência, “eu vivo a Aids e sou assistida pelo GRAPPA. Quando descobri a doença, ela não estava na fase inicial, mas já evoluída. Pra mim, eu ‘ressuscitei dos mortos’. Fiquei internada no HU e é no GRAPPA onde me fortaleço. É a minha segunda família”.

A presidente da instituição apontou a importância do encontro com o arcebispo, “O GRAPPA é uma instituição importante para a sociedade e faz diferente na vida de muitas pessoas. A visita de dom João é um divisor de águas, o início de uma grande parceria com a Arquidiocese de Montes Claros, que já presta apoio à campanha”.

Ao final da visita, dom João Justino manifestou “foi muito oportuno conhecer o GRAPPA” e afirmou que “é importante reconhecer esse trabalho tão necessário e que atinge toda região do Norte de Minas”. Ainda ponderou que irá encontrar meios para que a Arquidiocese continue apoiando de forma mais constante e melhor a instituição e a causa.

Dom João visita GRAPPA

Conheça o GRAPPA!

Rua Acácio de Paula, 660, bairro Cândida Câmara
(38) 3222 9433
e-mail: [email protected]
Instagram: @grappanorte

 

_______________________________________________
***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...