Notícias

Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2020 será celebrado no dia 24 de outubro

Diante da realidade da pandemia do COVID-19, que ainda é vivenciada, a Arquidiocese de Montes Claros, como todas as dioceses no Brasil, irá celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2020 de forma diferenciada. Na Arquimoc será online, com a realização de uma live no dia 24 de outubro, às 16h, que poderá ser acompanhado pela Instagram @setorjuventudemoc, e terá a participação de Nilton Junior, missionário da Comunidade Pantokrator e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Segundo Kelly Câmara, assessora do Setor Juventude na Arquidiocese de Montes Claros e missionária da Comunidade Filhos de Maria, “todos os anos a Igreja no Brasil celebra o DNJ convidando os jovens a dar testemunhos de sua fé em Cristo”. Ela recorda que, o DNJ é comemorado no dia 25 de outubro, mas, apesar da data ser fixada pelo calendário da comissão nacional, cada diocese escolhe o melhor momento para celebrá-la no segundo semestre de cada ano, considerando a realidade local.

O Setor Arquidiocesano da Juventude está organizando para esse ano a live com Nilton Junior, que além de missionário da Comunidade Pantokrator e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem colaborado na  formação e animação do Setor Juventude em muitas Dioceses pelo Brasil e é compositor da música “Eu acredito na Juventude”.

O DNJ

O Dia Nacional da Juventude foi assumido pela CNBB em 1985, no Ano Internacional da Juventude proclamado pela ONU, e segundo o presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Nelson Francelino, “quer despertar e favorecer o protagonismo juvenil, esse mesmo protagonismo juvenil que o Papa Francisco tão bem descreveu o seu lugar na Igreja, a sua importância na Igreja, na exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit. O papa confia nos jovens, a Igreja aposta nos jovens nessa força criativa, nessa força renovadora da juventude”.

Subsídio e tema – Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17), o subsídio do DNJ 2020 quer refletir sobre a vida da juventude que é o maior dom de Deus. Nessa perspectiva, os autores dos encontros querem colocar a VIDA como a obra mais perfeita que Deus criou. Porque Deus é jovem e faz novas todas as coisas.

A proposta deste ano é refletir sobre as temáticas: “E a vida, o que é?/ Vida: obra e amor de Deus”; “Vós sois o agora de Deus”; “Somos UM!”. O material foi construído coletivamente e contém indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.

No subsídio, há roteiros de encontros, terço missionário, Lectio Divina e visita missionária. Para o período de pandemia, a Comissão para Juventude também pensou em sugestões de encontros online e iniciativas de uma Pastoral Juvenil Samaritana sempre ativa, como gincana com atividades provas virtuais; vaquinha virtual como ação solidária concreta; Incentivo à doação de sangue como um gesto de solidariedade. Encontros e a Lectio Divina propostos, podem ser realizados em pequenos grupos de forma virtual.

Este ano, o subsídio será oferecido gratuitamente para que os jovens tenham mais tempo para se preparem e pensarem em iniciativas para a celebrar a Vida e dom da Juventude. Baixe aqui.

Fonte: Setor Juventude da Arquidiocese de Montes Claros, CNBB e Jovens Conectados

_______________________________________________

***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros – (38) 9 9957-3961 / (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...