Notícias

Diácono Geraldo dos Santos será ordenado presbítero, neste sábado (30)

No último dia do mês de novembro, Festa de Santo André Apóstolo, a Arquidiocese de Montes Claros se alegra. A Paróquia de São Gonçalo, em Francisco Sá, se prepara para receber amigos, familiares e o clero de nossa arquidiocese para a solene celebração eucarística de ordenação presbiteral do diácono Geraldo dos Santos Oliveira Dias, ele será o penúltimo padre a ser ordenado neste ano de 2019 pelo arcebispo metropolitano, dom João Justino de Medeiros Silva. o rito será às 9h deste sábado (30).

SOBRE O DIÁCONO:  “Cristo fará de ti luz das nações e instrumento de salvação para todos os povos”. O terceiro filho de José Geraldo de Oliveira e Vicentina Dias de Oliveira Silva tem 38 anos.  Geraldo dos Santos Oliveira Dias  disse durante entrevista para a revista arquidiocesana Clarão do Norte que seu despertar pela vocação ao presbiterado se deu a partir da atividade missionária que realizava na comunidade de Engenheiro Dolabela (atualmente pertencente à paróquia Nossa Senhora da Conceição de Francisco Dumont, outrora pertencia à paróquia Senhor do Bonfim em Bocaiúva) no período entre 2006 a 2010. Em paralelo a essa atividade relatou que fez uma longa e profunda experiência cristã, servindo a Cristo na comunidade de vida e aliança ‘Adorai’ em Bocaiúva. “O ápice do despertar de minha vocação ao ministério presbiteral se deu no ano de 2009, em pleno ardor missionário, quando o meu coração começou a inclinar-se para a vida consagrada sacerdotal, pois foi crescendo em mim o desejo de servir o povo de Deus como padre, tanto na dimensão cúltica/sacramental quanto no exercício da caridade e no cuidado do povo de Deus, como o Bom Pastor que cuida de suas ovelhas”.

Segue trecho de sua entrevista, ainda quando seminarista:  “Neste período busquei  orientação espiritual para esse desejo que me incomodava”, neste momento destacou a importância de alguns padres que tiveram sabedoria para orientá-lo. O primeiro mencionado foi padre Antônio Brígido de Lima, pároco da paróquia Senhor do Bonfim na época. Depois, o religioso, padre Arlindo Arsimar Rockenbach, pertencente aos Missionários da Sagrada Família e o padre Raimundo Donato, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis.  A partir daí, em 2010, ele fez os encontros Vocacionais em Montes Claros na tentativa de buscar maior clareza no discernimento vocacional. “Graças a Deus, esses encontros, sob as orientações dos Reitores da Comunidade Propedêutica, na época, padre Edvan Rodrigues Silva e padre Fernando Andrade, ajudaram-me no processo de discernimento vocacional, principalmente no tocante a perceber o agir de Deus na minha história e o meu propósito de seguir a Cristo, no discipulado e no propósito de entregar a minha vida inteiramente ao serviço dos irmãos e irmãs, com um olhar atento aos pobres e sofredores”.

Mas foi em 2011 que sua vida deu um salto. Ingressou na Comunidade Propedêutica São Pio X em Montes Claros, junto com outros cinco jovens. “O reitor dessa época era o Padre Fernando Andrade. Ele contribuiu muito no processo de minha formação presbiteral”.  Em 2012, entrou para o Seminário Maior Imaculado Coração de Maria para dar início aos estudos filosóficos e teológicos. “Aqui, presto a minha gratidão aos Reitores: Monsenhor Silvestre José de Melo, padre Fábio Vieira e ao padre Harlley Caldeira, pelo apoio e acompanhamento nesse período de intensa experiência comunitária e de fé em Jesus Cristo. Gratidão também aos professores, aos seminaristas da Província Eclesiástica de Montes Claros, aos funcionários, psicólogas e às pessoas que acreditam e colaboram, com apoio espiritual e econômico, na vocação presbiteral”.

Se o bom filho à casa torna, a experiência do ano pastoral de Geraldo aconteceu em Bocaiúva. Precisamente na paróquia Senhor do Bonfim, berço onde nasceu o despertar de sua vocação sacerdotal. Para ele, um período importante antes da ordenação diaconal e presbiteral. “Trata-se de um estágio pastoral em que o candidato ao ministério presbiteral passa a residir numa paróquia, com o intuito de inserir na dinâmica de vida paroquial, tanto na inserção pastoral quanto na dimensão administrativa. Esse período é importante para que o vocacionado coloque em prática aquilo que ele aprendera durante o tempo de Seminário. Toda essa experiência vivenciada pelo diácono Geraldo contribuiu para o discernimento e fortalecimento da sua fé e dedicação à vocação solidificada agora na vida presbiteral.

ÚLTIMA ORDENAÇÃO DO ANO:  Será do diácono Jânio César Barbosa, no dia 12 de dezembro, em Salinas, às 18h, na Matriz de Santo Antônio.

_________________________________________
***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG  Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384  e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...