Notícias

Dom Geraldo, 50 anos de vocação e serviço.

Dom José Alberto Moura Arcebispo Metropolitano de Montes Claros e Dom João Justino de Medeiros Silva, participam logo mais, em Mariana-MG da celebração do Jubileu de ouro de Dom Geraldo Lyrio Rocha.

HISTÓRIA: Em 15 de agosto de 1967 Dom Geraldo Lyrio Rocha iniciava sua caminhada presbiteral em Fundão (ES), sua cidade natal, onde iniciou os seus estudos no Grupo Escolar Ernesto Nascimento. Cursou o ensino médio no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória e no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória (ES). Estudou Filosofia no Seminário Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Fez mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma. Especializou-se em Liturgia, pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo, também em Roma.

Cinquenta anos depois, o arcebispo de Mariana ressalta a simbiose da celebração de seu jubileu, pois, mostra a relevância de seu sacerdócio relativo à Igreja particular de Mariana, com uma celebração contagiante, assim como é o sacerdócio do Cristo Jesus oferecido para a fraternidade e para a alegria da vida.

Nesta celebração, Dom Geraldo demonstra sua preocupação de pastor com a eclesialidade de Mariana, a vida cultural, econômica, religiosa e os desafios de seu povo. Especificamente na elaboração dos projetos, dos planos de pastorais, dos trabalhos com os conselhos e as comunidades, tudo isso desde a base da comunidade, os grupos de pastorais, das várias instâncias ressaltam uma preocupação simbiótica de Dom Geraldo com a arquidiocese de Mariana.

Observando Dom Geraldo é possível notar o seu amor ao sacerdócio, a eucaristia, a liturgia que são afeitas ao povo, para que eles se sintam compenetrados e concentrados, para celebrar a alegria de ser povo de Deus.

Que o ministério presbiteral de Dom Geraldo seja motivação para o sacerdócio presbiteral e para, também, o sacerdócio do povo de Deus, na vivência e implantação deste reino de justiça e paz.

Mesmo com os desafios enfrentados nesta diocese, problema das barragens, dos atingidos, dos jovens, os desafios da caminhada do povo de Deus, dos encarcerados, que seja o seu presbiterado, neste cinquentenário, um grande estimulo, uma motivação inspiradora para o sacerdócio de todos, como ministros e como leigos.

Parabéns, Dom Geraldo, por todo exemplo, dedicação e fé nesta caminhada presbiteral.

Fonte: Arquidiocese de Mariana-MG

____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...