Um ano e sete meses após ser elevada à condição de Paróquia, a comunidade de São Judas Tadeu teve sua primeira celebração do Sacramento da Crisma. A cerimônia aconteceu no sábado, 10 de novembro de 2018. A Santa Missa se deu às 16 horas e foi presidida pelo Arcebispo Coadjutor de Montes Claros, Dom João Justino de Medeiros. Refletindo uma passagem do Livro do Profeta Isaías, Dom João iniciou a homilia dirigindo-se aos crismandos, pais e padrinhos e também a toda a assembleia presente que incluía de recém-nascidos a idosos, afinal, ao receber o sinal da cruz, o caráter do crismando se assemelha ao de Cristo. Essa marca espiritual, ao ser marcado pelo óleo dá a cada um a marca indelével de levar ao mundo o “perfume de Jesus”.
A primeira turma de crismandos trilhou um caminho de dois anos de preparação. Ao todo foram 80 jovens e 24 jovens adultos que, auxiliados por 36 formadores entre catequistas e seus auxiliares, mais dez catequistas de pessoas adultas, dedicaram com afinco a conhecer e trilhar o caminho da fé. O Arcebispo deu grande ênfase às circunstâncias da vida que requerem perseverança e, trilhar o caminho proposto por Jesus Cristo, exige de cada um de nós mais perseverança ainda.
Após imposição do crisma, o crismando recebe a infusão do Espírito Santo, tornando-se legítimo filho de Deus, confirmando a Luz recebida pelo Batismo e, se preciso for, deverá dar a vida pelo Senhor. Para Dom Justino, o trabalho dos catequistas é a concretização das palavras de Jesus Cristo no Evangelho de São Marcos 16:“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.”
A Igreja de São Judas Tadeu cheia, em uma tarde chuvosa, parecia que o céu devolvia à terra em forma de bênçãos, as preces ofertadas durante a celebração.
Fotos e Texto: Maria Inês/PASCOM Paroquial e Arquidiocesana
__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38 )9905-1346 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]
Adicionar Comentário