Notícias

Dom João Justino escuta as Pastorais Sociais

Na tarde do dia 13 de julho, por meio de videoconferência, o arcebispo dom João Justino, se reuniu com agentes das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Montes Claros para escuta e partilha dos trabalhos.

Cada participante foi convidado a narrar, brevemente, como a missão específica da pastoral social a qual pertence está sendo desenvolvida nos últimos quatro meses marcados pela pandemia do novo coronavírus. Após escutar a todos, dom João agradeceu o empenho dos agentes. “A ação social e solidária da Arquidiocese se dá mediante o agir dos envolvidos nas pastorais sociais”, destacou o arcebispo. Observou que todos têm se desdobrado para atender os mais vulneráveis e as famílias empobrecidas. A pandemia evidenciou , ainda mais, as desigualdades sociais em nosso país. O arcebispo ainda destacou a “importância de manter o contato com todos os agentes de cada pastoral social, irmãos nossos que têm uma trajetória de compromisso e de serviço aos mais pobres com os quais contamos para a continuidade da missão pós-pandemia”.

Durante a reunião, foi comunicado que a IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que estava programada para o ano de 2020, foi estendida até o ano de 2021. Dom João Justino, também, reforçou a importância da participação no I Seminário Arquidiocesano de Fé e Política que será realizado nos dias 22 e 23 de agosto por videoconferência. Anunciou ainda, que está começando estudos para a organização de um Vicariato Arquidiocesano para a Ação Social, o que significará a definição de uma estrutura de apoio para as pastorais sociais em parceria com muitos projetos sociais presentes na Arquidiocese. Esse assunto será levado ao Conselho Presbiteral e, depois, também, às pastorais sociais.

Participaram desse encontro: Pe. Adilson Ramos – Vigário Episcopal para a Ação Social; Sônia Oliveira (Projeto de Desenvolvimento Rural e Urbano – Proderur) ; Daymon (Pastoral dos Surdos); Pe. Jânio César (Pastoral do Povo da Rua); Luzia Alane (Pastoral da Terra); Maria Claret (Conselho de Leigos); Dora e Dilson (Pastoral Carcerária); Léo (Pastoral da Criança), Cida e Felipe Amaral (Cáritas Arquidiocesana); Marilda (Pastoral da Educação); Vicente Leal (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas – ADCE); Zulma (Pastoral do Menor).

Informações e foto: Dom João Justino

_______________________________________________

***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros

(38) 9 9957-3961 / (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

 
 « ‹fev 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...