A IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral (AAP) continua! Diante da pandemia do CODIV-19, ela se adapta e estende sua programação para o ano de 2021. A proposta inicial, que 2020 fosse o ano de vivência da IV AAP e desejada, por Dom João Justino, arcebispo de Montes Claros, como “uma Assembleia Arquidiocesana de Pastoral arejada, com o sopro do Espírito e dentro do espírito missionário”, encontrou nova realidade e desafios.
Em reunião com comissão organizadora da IV AAP, no último sábado, dia 27 de junho, Dom João, chamou os presentes para refletirem sobre o que havia sido proposto de ações para a Assembleia, o que foi e não foi possível ser realizado e as possibilidades a partir de agora, diante da realidade incerta por causa da pandemia.
Os participantes perceberam que, a Assembleia que foi aberta no dia 08 de fevereiro, teve suas atividades paralisadas e que agora é momento, mesmo com as restrições por conta da pandemia, de retomar o espírito da IV AAP. Ficou claro que, as propostas que precisam de momentos de reunião físicas, como as Assembleias Comunitárias e Paroquias, não serão possíveis. Estas, portanto, foram adiadas para o ano de 2021. A pesquisa, que foi proposta para levantar um diagnóstico da vida eclesial, o melhor aproveitamento dos espaços de comunicação (internet, rádio, jornal) para tratar os temas, e cartilhas de reflexão para a Semana da Família e Mês da Bíblia, serão adaptados para aproximar a todos da vivência da AAP.
“A igreja pós pandemia é uma igreja que aposta nas pequenas comunidades”, reforçou dom Justino, no intuito de fortalecer qual a realidade que a IV AAP e toda a ação missionária da Arquidiocese deverá olhar a partir de agora.
_____________________________________________________________________
*** Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros – (38) 9 9957-3961 / (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]
Adicionar Comentário