Notícias

Dom João visita Montes Claros!

Nesta manhã de segunda-feira (13), a Arquidiocese recebe Dom João Justino de Medeiros Silva, nomeado arcebispo coadjutor para Montes Claros em fevereiro deste ano. No próximo dia 13 de maio, Dom João iniciará seu Ministério Pastoral em nossa Arquidiocese.

Nesta visita algumas reuniões já foram feitas com Dom José Alberto Moura e as visitas aos órgãos ligados à Igreja. A Mitra, a Cúria, o Tribunal Eclesiástico, lugares visitados por Dom João.

Por onde chega é recebido com carinho pelos funcionários e voluntários. Seja bem vindo, dom João Justino, unamos ao Senhor Deus em prece pela vida do nosso Pastor através da música de Padre Zezinho que segue abaixo:

Ele sabe fazer-se pequeno vive a profetizar. Tem um jeito tranquilo e sereno tem o teu jeito de
amar.

Senhor o nosso pastor, abençoa Senhor este homem de paz E faz com que ele não canse jamais.

Ele vive a servir os pequenos vive a nos incentivar. Não permite que fique por menos tudo o que deve mudar. Ele tem uma paz tão inquieta Vive a se preocupar. Quer o povo a caminho da meta quer ver o povo chegar.

Abençoa Senhor o nosso pastor, abençoa Senhor este homem de paz E faz com que ele não canse jamais.

Ele é Pai, é irmão é amigo, nunca tem tempo pra si. De seus braços armou um abrigo conduz o povo em ti. Seu anseio é sentir que a justiça aconteceu entre nós. Quer um povo sem dor nem cobiça, é voz de quem não tem voz.

Abençoa Senhor o nosso pastor, abençoa Senhor este homem de paz. E faz com que ele não canse jamais.

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros  (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

01 Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

  • Dois arcebispos para a religiosidade popular oral do Norte de Minas Gerais, carente de espiritualidade no século XXI, quando o conhecimento universitário e cientificista toma conta das cidades da região. Dom José Alberto Moura (2007…) é o arcebispo metropolitano. Foi progressista como Dom José Alves Trindade (1956-1988). Fez a Arquidiocese de Montes Claros evoluir. Sabe lidar com as mais diferentes opiniões. Penou diante da irresponsabilidade de políticos radialistas e empresários da rede hoteleira e educação. Dom José Alberto foi o primeiro arcebispo de Montes Claros a visitar quilombolas logo no começo de seu pastoreio. Esperamos que a Arquidiocese possa ter em seu arcebispo coadjutor, nascido em Juiz de Fora (MG), Dom João Justino, espírito progressista e libertador pró-Concílio Ecumênico Vaticano II. Não sou ninguém para dar conselho, mas o vaticanista Marco Politti, em artigo na revista “Piauí”, pode tornar claro a Igreja deixada por João Paulo II e Bento XVI ao papa Francisco. Só mesmo com espírito franciscano, poderemos estremecer as estruturas sociais vigentes, como Jesus, o Cristo, fez com os mercadores no templo. “Sobre sua sucessão [a de Bento XVI] se projeta a sombra do cardeal Carlo Maria Martini, o grande arcebispo de Milão que morreu já aposentado, em setembro de 2012. Na época da eleição papal de 2005, Martini liderava o bloco de cardeais progressistas. Ele sempre foi uma personalidade corajosa e aberta ao debate. Pouco antes de morrer, deixou numa entrevista concedida ao Corriere della Sera seu testamento espiritual. Um apelo dramático: “A Igreja ficou 200 anos para trás. Como é possível não se abalar? Temos medo em vez de coragem?” Segundo o arcebispo emérito de Milão, a Igreja Católica na Europa e na América está cansada: “Nossas igrejas são grandes, nossas casas religiosas estão vazias e o aparato burocrático da Igreja cresce, nossos rituais e nossos hábitos são pomposos…”. O desafio é grande: ou nos despimos de nossas idiossincrasias ou nos agarramos às nossas vestes.

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...