Notícias

Dom José Alberto preside Missa de abertura da Semana Nacional da Família.

A Catedral Nossa Senhora Aparecida, na manhã de sábado 11 de agosto, acolheu centenas de pessoas para a solene Missa de abertura da Semana Nacional da Família e por ocasião do dia dos advogados. A celebração foi presidida por Dom José Alberto Moura e concelebrada por dezenas de sacerdotes da Arquidiocese de Monte Claros.

“O evangelho da família produz alegria e vida plena”, iniciou assim a homilia, o arcebispo metropolitano.  “Nós estamos nesta celebração focalizando de modo especial a família. Mas, não qualquer família. Queremos focalizar justamente o evangelho da família. Mas o que é o Evangelho? Questionou Dom Jose. É a notícia que faz acontecer aquilo que Ele indica: o amor, a transformação da vida que dá alegria. Alegria sim, justificou: Porque apresenta o anúncio. É a base da verdade que traz o amor humano e divino.

Dom José disse também que a família somente olhada no aspecto horizontal, fica a quem, no desejo de realização humano. “Encontramos muitas vezes família não estruturada dentro de valores humanos, éticos e cristãos. Quem constitui família se coloca a mercê da realização do plano de Deus. Ela se torna fonte de alegria de vida e transformação da caminhada terrestre.

“Se destruirmos a família, não teremos futuro para a humanidade”. É preciso colocar mais alteridade – Ser feliz não é apenas bem-estar momentâneo. É preciso adequar a caminhada que leva a uma valorização de virtudes humanas e naturais. Muitas crianças nascem e não são formadas em seu caráter – não adianta uma boa escola para ajudar a prepará-la se, com o caráter adquirido, não souber usar o saber.

E assim vão surgindo as vocações dentro das famílias.  Leigos e leigas nas diversas profissões sendo sal e luz. Promovem a salvação do ser humano na caminhada da história presente. O justo vive pela fé. São Francisco de Assis e Santa Clara por exemplo: pessoas luminárias. Fundaram famílias religiosas que até hoje tem um diferencial. Santo Ivo, padroeiro dos Advogados, dedicou sua vida consagrada na Igreja. Exercia o direito para ajudar os empobrecidos. E assim temos tantos outros que apesar de todos os desafios da sociedade consumista se colocam a serviço da vida.

É preciso sair em defesa e sustento da verdade de si. É urgente que se exerça a vocação baseada na fé. Só assim, serão capazes de apresentar a todos um norte, um sentido para que a vida aconteça de modo justo para todos. Vamos buscar fazer com que a nossa vida seja de proteção divina.

Jamais tirar uma vida em defesa – isso é covardia! Não só no aspecto religioso a ser visto, mas no aspecto humano dado por Deus. Apesar dos percalços e desafios das pessoas que engravidam, vamos lutar em favor da vida.  A morte é inaceitável, ele disse citando o Papa, que alterou o Catecismo da Igreja Católica sobre pena de morte. Enfim, é preciso que o evangelho da família seja feito e realizado na perspectiva do humano divinizado e do divino humanizado, como jesus que quis nascer na família de Nazaré.

Ao final, padre Genivaldo Lopes, assessor Eclesiástico para Pastoral Familiar na Arquidiocese agradeceu a presença de todos e CONVOCOU todas as famílias para a próxima quinta-feira, 16 de agosto, audiência pública para discutir sobre a Não Descriminalização do Aborto. O evento será de 8h às 10h na Câmara Municipal em Montes Claros.  Dom José deu uma benção aos advogados e enviou todos para a 6ªCaminhada da Família que aconteceu pelas ruas centrais da cidade até chegar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São Jose.

Todos os registros fotográficos podem ser acompanhadas pela Fanpage da Arquidiocese  ou das Paróquias envolvidas na cobertura como: (Catedral, Rosa Mística, Menino Jesus de Praga e São Norberto)

___________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail:[email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jan 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...