Notícias

Dom José celebra memória de 2 anos de falecimento de Alvimar Ribeiro

“Nascido nesse sertão/Cidade de Bocaiuva/Mudou para Montes Claros/Que o aderiu igual luva/E venceu dificuldades/Amansando ‘Taituva’./O seu pai foi Joaquim/Sua mãe a dona Augusta/Um povo trabalhador/De família boa e justa/Que buscava o sustento/Vivendo da própria custa./Conheceu a moça Lúcia/Por ela se apaixonou/Lúcia era meiga e bela/E um olhar acionou (…)” o espírito revolucionário de Alvimar Ribeiro dos Santos.

Com os versos iniciais da literatura de cordel do historiador Carlos Renier Azevedo, retirados do folhetim “Alvimar Ribeiro: Pai, Mestre, Professor e Profeta” (2018), que se resgata a memória subversiva do Evangelho através da lembrança dos dois anos de falecimento da liderança da Pastoral da Terra, Alvimar dos Santos, encantado em 19 de agosto de 2016, uma sexta-feira naquele ano.

Por ocasião à data, o arcebispo metropolitano, dom José Alberto Moura presidirá cerimônia religiosa às 17h e 30min na Casa de Pastoral Comunitária, cujo endereço é Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros. Todas as pastorais sociais estão convidadas para a celebração.

Alvimar dos Santos nasceu em 13 de julho de 1954. Fundou a Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Norte de Minas em 1982, ao lado de outros companheiros. Foi pedreiro, sindicalista e trabalhador rural, além de ter presidido o Sindicato da Construção Civil de Montes Claros e dirigido o Sindicato dos Empregados em Turismo, Hospitalidade, Asseio e Conservação (Sethac) e a Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais (Fethemg). Alvimar dos Santos colaborou na criação de muitos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) da região. Também fez parte da Escola Diaconal Monsenhor Raymundo Tadeu de Carvalho, quando quase se formou diácono permanente.

Crédito da Imagem/ Reprodução do Youtube – 17/08/2018
Texto: João Renato Diniz

____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...