Notícias

Dom José vai ordenar 1º Padre de 2017.

A vocação sacerdotal é um dos maiores presentes que Deus pode depositar no coração humano. Ela incomoda quem a tem, quem se sente despertado para servir. Ninguém responde ao sacerdócio por ação humana, mas porque o próprio Cristo no interior de seu coração, pronunciou seu nome e o convidou a segui-lo. Ele chama, mas chama cada pessoa respeitando a sua liberdade.

Pela imposição das mãos de Dom José Alberto Moura, o diácono Alan Veloso será ordenado padre neste sábado (5), às 9h da manhã na Matriz Nossa Senhora de Montes Claros e São José de Anchieta, no bairro Maracanã.

A Revista Clarão do Norte da Arquidiocese de Montes Claros traz uma entrevista com os quatro diáconos que receberão a ordenação sacerdotal nos meses de agosto e setembro (Adriano, Alan, Natalício e Pedro) que você pode acompanhar adquirindo um exemplar da revista que por sinal está muito bonita e traz neste mês vocacional histórias que encantam e que são verdadeiros testemunhos de fé.

Porém, você vai ler agora um pouco da história do primeiro diácono a ser ordenado neste mês de agosto. Alan Veloso será ordenado padre neste sábado. O lema escolhido por ele foi: “Não tenhais medo! Doravante serás pescador de homens”.

HISTÓRIA: Aos 33 anos de idade, natural de Montes Claros, filho caçula de Luiz Gonzaga Veloso e Marilza do Rosário Silva Veloso, Alan Veloso também ouviu o chamado e respondeu “sim”. Quando criança, sonhava ser como o fenômeno Ronaldinho, dado sua paixão por futebol. Mas o tempo foi passando e na adolescência, ainda tímido, não era muito de sair e preferia atividades na roça. Na juventude, começou a participar do grupo de jovens Chama Viva no bairro Maracanã e começou a ser mais extrovertido. “A Igreja me fez muito bem em todos os sentidos da minha vida”, disse.

Teve a oportunidade de trabalhar, namorar, mas percebeu que o chamado era mais profundo “A decisão foi tomada pelas circunstâncias da vida, a presença nas missões alegrava meu coração, me sentia pleno, então quis me dar essa “chance”, querer saber se era esse o caminho. Então, fiz os encontros vocacionais e entrei para ficar um ano e “tirar isso” da minha cabeça, mas já estava no coração de Deus e então Deus ficou no meu coração e essa vontade só foi aumentando”.

CAMINHADA: No início da caminhada, padre Junior Scarcela foi um grande incentivador. Hoje há outros padres que me inspiram a viver tão grande ministério, como o Monsenhor Silvestre e muitos dos que convivi no Seminário, como por exemplo, padre Wesley Santos.

Alan conta que sua família recebeu de forma tranquila sua decisão em ser padre.  “Minha família é como o Cristo na cruz, está sempre de braços abertos a me receber”. Para seu sacerdócio escolheu o lema: “Não tenhais medo! Doravante será pescador de homens” (cf. Lc 5,10) , e explicou: “Porque me sinto no sagrado dever de ir até aos que estão longe, para jogar-lhes a “isca” amorosa do nosso Senhor”.

FORMAÇÃO: “Foram sete anos de formação no Seminário Maior Imaculado Coração de Jesus. A providência de Deus quis que fôssemos formados pelo coração da mãe. Especialmente neste ano a ordenação ganha mais força e vigor para que tenhamos a certeza de que ela, nossa mãe Maria santíssima, cuida de nós, como filhos bem-amados”.

Alan também concorda que o encontro vocacional para aqueles interessados em uma experiência religiosa é fundamental: “O mundo deveria fazer um encontro vocacional, ele faz muita coisa cair no seu devido lugar”. “Espero fazer um povo feliz, afinal amar é fazer bem a alguém. Então nessa aliança é preciso fazer o povo feliz e isso se dá na alegria de servir e nunca se esquecer de quem nos chama. É preciso amar o povo, mas quem me chama é Deus e Ele sabe fazer felizes os que Ele chama, basta se lembrar de ir até Ele. As capelas nos esperam, os hospitais, presídios, ruas, asilos, BR’s, afinal ajudar um desses pequeninos é ajudar o próprio Senhor”, concluiu o futuro padre Alan Veloso.

Alan Veloso vai presidir sua primeira missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida e São José, no bairro José Carlos de Lima, às 19h no domingo, 6 de agosto.

____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...