Notícias

Dom Justino abriu oficialmente, no último domingo de setembro, o “Mês Extraordinário Missionário”!

A Arquidiocese de Montes Claros abriu solenemente na tarde do último domingo (29) de setembro, o “Mês Extraordinário Missionário” proposto pelo Papa Francisco para outubro de 2019. A missa iniciou às 17h na igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus, na vila Mauricéia. Presidiu a celebração eucarística, o arcebispo metropolitano, dom João Justino de Medeiros Silva. Concelebrou com ele, monsenhor Geraldo Tolentino, (pároco da igreja que sediou o momento celebrativo), padre Pedro Leonides, assessor eclesiástico do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) e dezenas de outros sacerdotes.

Dom Justino lembrou que naquele dia celebrava-se também a memória de São Gerônimo, santo que foi o responsável pela tradução da Bíblia para o latim.  “A Bíblia nos recorda a importância da palavra de Deus em nosso caminho de fé. Não há como alimentar nossa fé, sem escutar a palavra de Deus”, pontuou.  Ao falar sobre o mês missionário e a convocação do papa para o tempo extraordinário dedicado à missão, destacou: “Somos chamados a partilhar com os irmãos, porque nossa missão é o paradigma da Igreja. Esta, deve ter a tonalidade da missão”. O arcebispo pediu que é preciso por parte de cada batizado, despertar para a consciência de que somos batizados e consequentemente, enviados à missão, ao serviço de amor ao próximo. Lembrou que todo aquele que abraçou a fé cristã tem a missão de ser missionário. Concluiu sua homilia apontando que o plano de Deus passa pela fraternidade.

Ao final da missa foi dada uma bênção especial de envio aos batizados que celebraram com ele a Eucaristia. Jovens, homens, mulheres, adultos e idosos foram enviados para viverem de fato o mês extraordinário missionário na arquidiocese.

No texto de apresentação do roteiro para o mês missionário, escreveu o pastor da Igreja particular de Montes Claros:  “Ao contemplar nossas 64 paróquias, nossas mais de 1000 comunidades num território de 45.450 km2, quero dirigir um apelo a todos os padres, diáconos, religiosos/as, consagrados/as, leigos e leigas, seminaristas, agentes evangelizadores: deixemos que o Espírito Santo encha os nossos corações com o fogo do amor de Deus que nos impele a levar o Evangelho de Jesus Cristo a cada irmão, a cada irmã. Lembremo-nos das comunidades rurais e das periferias de nossas cidades, lembremo-nos dos que se encontram nas periferias existenciais. Lembremo-nos, especialmente, neste Ano Arquidiocesano das Juventudes, dos jovens”.

Programação GERAL de todo o mês extraordinário missionário:

01 a 31/10 24h de vigília missionária – (Paróquias)
01/10 Abertura em todas as capelas
06/10 Dia Arquidiocesano do Batismo
13 a 19/10 Semana Missionária Paroquial
19/10 Vigília Missionária dos Jovens / Visita Missionária dos Seminaristas
26/10 Visita Missionária dos diáconos aos hospitais
26/10 Concurso de Redação Catequese
29/10 Visita Missionária dos padres
31/10 Culminância do Mês Missionário Extraordinário

Procure sua paróquia. Seja um batizado enviado!

__________________________________________
***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG  Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384  e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...