Notícias

Dom Justino cria Comissão Arquidiocesana para Arte Sacra e Bens Culturais

A Comissão Arquidiocesana para Arte Sacra e Bens Culturais foi criada pelo arcebispo de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros Silva, no dia 29 agosto de 2019. Os membros se reuniram pela primeira vez, no salão paroquial da igreja matriz Nossa Senhora da Conceição e São José. Dentre os envolvidos nesse projeto pioneiro na arquidiocese, fazem parte:  5 arquitetos, 1 engenheiro, 3 padres e 1 seminarista. No primeiro contato, cada um partilhou sua experiência nesse campo e contribuiu para que a reunião fosse ainda mais produtiva. Um rico momento onde elencaram os objetivos do plano de trabalho.

Três membros da comissão participarão, por iniciativa própria, do 12º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra. O 12º ENAAS será realizado de 17 a 21 de setembro em Castanhal, no Pará. O encontro tem por objetivo debater temas específicos. Dentre os conferencistas convidados está o jesuíta, padre Marco Ivan Rupnik, especialista em arte e espiritualidade. No Brasil, padre Marco está à frente do programa iconográfico da Catedral de Castanhal, no Pará.

A próxima reunião ficou agendada para o próximo dia 3 de outubro. O local escolhido foi o Palácio Santa Cruz – conhecido como palácio dos bispos, localizado na praça Dr. Chaves, no centro da cidade. A proposta de ser no local indicado acima é justamente para que seja revisto o espaço, e guardadas as devidas observações para um dos desafios nesse campo da restauração que envolverá os trabalhos dessa comissão.

Fazem parte da Comissão:

  1. Dom João Justino de Medeiros Silva (Presidente)
  2. Padre Dorival Souza Barreto Júnior (Coordenador)
  3. Padre Pedro Henrique Cruz (Vice-coordenador)
  4. Padre Deangeles Carlos Araújo (secretário)
  5. Seminarista Athos Felipe
  6. Diácono Milton Machado Júnior (engenheiro)
  7. Professor Régis Eduardo Martins (restaurador)
  8. Professora Lívia Ludmila Freire de Carvalho (Arquiteta)
  9. Senhor Mateus Ribeiro (graduando em Arquitetura)
  10. Senhora Lucília (Arquiteta)
  11. Senhora Roberta Carneiro (Arquiteta)

Foto: Divulgação

__________________________________________
***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG  Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384  e-mail: [email protected] 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...