Notícias

Dom Justino encoraja estudantes durante missa festiva!

“Neste barco do estudo não estamos sozinhos e vocês fazem parte dessa grande comunidade de estudantes”. A coragem foi a palavra que norteou a fala do arcebispo de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros Silva, durante a celebração eucarística dedicada aos estudantes na manhã de sexta-feira, 9 de agosto, na Catedral Nossa Senhora Aparecida. “Precisamos renunciar nossos desejos egoístas e tomar nossas dificuldades nas mãos com a confiança de que o Senhor vai nos ajudar por sua graça, amor e misericórdia”.

Representantes de 40 escolas da cidade participaram da missa por ocasião do dia do estudante, comemorado no calendário civil, todo dia 11 de agosto. Presidida por dom João Justino, concelebrada pelo Frei Valdomiro Soares Machado e servida pelo diácono João Santos Sisilio, a missa para os estudantes idealizada pela Pastoral da Educação está no seu sexto ano.

A liturgia indicava seguir o Cristo. Para isso é preciso renunciar a si mesmo e tomar a cruz. Por viverem em uma sociedade onde os valores coletivos estão em crise, a proposta apresentada pela pastoral da educação é justamente a construção de um projeto de vida à luz do projeto de amor do próprio Cristo. Sendo assim, sempre em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, é preciso ser protagonista dos sujeitos e não ficar observando a vida pela sacada, disse uma das voluntárias da pastoral da educação, enquanto acolhia as escolas convidadas.

Dom Justino levou os jovens à refletirem sobre a etapa da vida que vivem no momento. Ressaltou que a primeira coisa é entender que Jesus não os obriga a nada. Por isso, oferece o poder de escolha, o livre arbítrio. Depois, quando o Jesus pede para tomar a cruz, ele quer dizer que é preciso conhecer as limitações de cada um. Tudo aquilo que dificulta a sua caminhada na vida. “É não fugir das nossas próprias dificuldades”. E resume de forma clara para os estudantes as condições propostas por Jesus: “Se quer seguir o Cristo, renuncie seus desejos egoístas e preste atenção nas suas dificuldades, esses limites o fará crescer – e só então estará pronto para segui-lo”, concluiu dom Justino parabenizando todos os estudantes pelo seu dia.

Fotos: Romilda Ferreira / Pascom Catedral (Todas as fotos podem ser conferidas diretamente da Página da Catedral e da Arquidiocese de Montes Claros)

___________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG
Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: [email protected] 

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...